noticias28 Seja bem vindo ao nosso site Jornal Voz do Piraqueaçu!

Cidade

Aracruz tem 76 casos confirmados de dengue

Publicada em 16/02/19 às 16:33h - 810 visualizações

Jornal Voz do Piraqueaçu


Compartilhe
Compartilhar a noticia Aracruz tem 76 casos confirmados de dengue  Compartilhar a noticia Aracruz tem 76 casos confirmados de dengue  Compartilhar a noticia Aracruz tem 76 casos confirmados de dengue

Link da Notícia:

Aracruz tem 76 casos confirmados de dengue
Evitar acúmulo de folhas secas é uma forma de evitar o mosquito da dengue  (Foto: Divulgação - Secretaria Estadual de Saúde)

Em tempos de chuva, é preciso ficar muito atento a um inimigo que derruba homens, crianças e mulheres: o mosquito que já foi apenas da dengue, o Aedes aegypti. Ele também é transmissor de doenças como zika e chikungunya. Isso mesmo! Ele é pequeno e poderoso.


Em Aracruz foram identificados 522 casos de suspeita de dengue. Desse total, 76 casos foram confirmados na última sexta-feira (15 de fevereiro), depois dos pacientes passarem por análises laboratoriais.


Os bairros que mais têm apresentado moradores com sintomas da dengue foram Bela Vista, Vila Rica, Jequitibá, Barra do Riacho e Vila Nova.


Mas ele só será poderoso se não houver ação eficaz dos cidadãos em geral.


Uma simples limpeza no quintal, um monitoramento nas calhas e pratinhos de plantas podem contribuir, e muito, com a prevenção da proliferação do mosquito.


Aracruz é apontado no boletim da Secretaria Estadual de Saúde (SESA) como um município com incidência média de casos de dengue. Nas últimas quatro semanas (boletim divulgado no dia 14 de fevereiro) foram confirmados 260,8 casos da doença.


O mosquito Aedes aegypti vive em média 30 dias, e nesse período, deposita entre 1.000 e 4.000 ovos. As fêmeas depositam seus ovos em recipientes/locais próximos ou que contenham água.


O ciclo biológico do vetor (mosquito) ocorre em quatro estágios: ovo, larva, pupa e mosquito adulto, durante três a oito dias.


Segundo o chefe da Vigilância Ambiental da SESA, Roberto Laperriere, cerca de 80% dos focos do Aedes aegypti estão dentro das residências.


A bióloga do Centro de Controle de Zoonoses de Aracruz Lívia Coco da Silva orientou as pessoas a forma como prevenir os focos de mosquitos.


“O lixo doméstico tem muitas embalagens, potes que podem acumular água. Deve-se fazer uma ronda no quintal para não deixar que acumulem água. Desde uma tampinha de garrafa, um pratinho de planta até um pneu, enfim, tudo que possa acumular água”, apontou Lívia.


DICAS

- Limpar o quintal, jogando o que não é utilizado;

- Tirar água dos pratos de plantas ou colocá-los com areia;

- Colocar garrafas vazias de cabeça para baixo;

- Tampar tonéis, depósitos de água, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;

- Manter os quintais bem varridos, eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas e sacolas plásticas;

- Escovar bem as bordas dos recipientes (vasilha de água e comida de animais, pratos de plantas, tonéis e caixas d’água) e mantê-los sempre limpos.





ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

1 comentário


juliano

22/02/2019 - 00:22:44

O carro pipa abasteser toda semana e umas das caixas não possuem tampa,entre esse meio tempo de uma semana e possível o mosquito ser reproduzi?


Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (27) 9 9265-3511

Copyright (c) 2024 - Jornal Voz do Piraqueaçu - Não para nós, não para nós,Senhor, mas para Sua Glória!
Converse conosco pelo Whatsapp!