noticias786 Seja bem vindo ao nosso site Jornal Voz do Piraqueaçu!

Meio Ambiente

Dia Nacional das RPPNs: Aracruz tem sua reserva desde 2007

Publicada em 30/01/19 às 21:50h - 703 visualizações

Web Rádio Voz do Piraqueaçu


Compartilhe
Compartilhar a noticia Dia Nacional das RPPNs: Aracruz tem sua reserva desde 2007  Compartilhar a noticia Dia Nacional das RPPNs: Aracruz tem sua reserva desde 2007  Compartilhar a noticia Dia Nacional das RPPNs: Aracruz tem sua reserva desde 2007

Link da Notícia:

Dia Nacional das RPPNs: Aracruz tem sua reserva desde 2007
A Reserva Biológica de Comboios (foto) é vizinha da RPPN Restinga de Aracruz  (Foto: Divulgação - ICMBio)

Nesta quinta-feira (31 de janeiro) é comemorado o Dia Nacional das Reservas Particulares do Patrimônio Natural. Aracruz possui desde 2007 a RPPN Restinga de Aracruz, com uma área total de 295,64 hectares.


A RPPN Restinga de Aracruz é formada por ecossistema incomum na Mata Atlântica. Trata-se de uma floresta fluvial com solo arenoso, formado por cascalho, areia e argila. Segundo estudiosos, o ambiente é propício para aves exclusivas do bioma, contando com nove aves raras e sete aves com risco de extinção.


De acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), as RPPNs são uma importante contribuição da sociedade civil para a proteção do meio ambiente.


“Divide com o governo o ônus da gestão. Criadas pela iniciativa de proprietários particulares, elas têm como principal característica a conservação da diversidade biológica. Essas áreas são gravadas com perpetuidade, na matrícula do imóvel, sendo que o proprietário não perde a titularidade”, explica o ICMBio em sua página na internet.


No Espírito Santo existem 57 RPPNs, distribuídas em 22 municípios. Nesta quinta-feira, haverá um encontro de ambientalistas entre 9 horas e 12 horas, no auditório Hermógenes da Fonseca, na Assembleia Legislativa, em Vitória.


Nacionalmente, a data será marcada por um encontro do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e do presidente do ICMBio, Adalberto Eberhard, na reserva VagaFogo, em Pirenópolis, Goiás.


De acordo com dados do ICMBio, em todo território nacional existem 1.534 RPPNs, somando 779 mil hectares de território protegido.





ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (27) 9 9265-3511

Copyright (c) 2024 - Jornal Voz do Piraqueaçu - Não para nós, não para nós,Senhor, mas para Sua Glória!
Converse conosco pelo Whatsapp!