O nome dele é Herval e seu sobrenome poderia ser aventura ou sustentabilidade. O aposentado Herval Nogueira Júnior decidiu que queria visitar parentes e participar de uma festa de aniversário em São Paulo. Mas sua viagem nada típica é semelhante àquela que fez para assistir à posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ou seja, de bicicleta.
Ele saiu de Barra do Riacho na última terça-feira (16 de julho) e, logo nesse primeiro dia, percorreu 192 quilômetros até Rio Novo do Sul, ainda no Espírito Santo. Já no segundo dia, ao chegar em São João do Paraíso, no estado do Rio de Janeiro, ele percorreu 144 quilômetros.
“A minha meta é fazer cerca de 134 quilômetros por dia, até totalizar 1.071 quilômetros até São Paulo”, detalhou o aventureiro.
Herval optou por fazer o percurso fora da BR-101 por considerá-la um tanto “concorrida”, embora a ES-297 e depois a RJ-230 sejam perigosas por conta de suas estruturas viárias.
“A 297 tem trechos sem acostamento, mas o fluxo de veículos é bem menor que a BR-101, o que a torna um tanto menos perigosa”, explicou o aposentado.
Ao escolher esse trajeto, Herval deixou de encarar a Serra das Araras, considerada uma via bem sinuosa e perigosa, e vai passar por Barra Mansa e Volta Redonda.
Mas o que fez “Herval Cidadão” (apelido que Herval ganhou de amigos porque em 1988 - ano da promulgação da Constituição Brasileira - ele sempre andava com um exemplar debaixo do braço) sair de Barra do Riacho e se lançar na estrada até São Paulo?
“Tenho familiares em São Paulo e também irei a um aniversário de uma criança, cujo pai é de Barra do Riacho. Eu me comprometi comigo mesmo de ir de bicicleta. Vejo que o planeta precisa com urgência de atitudes sustentáveis e acredito que esta seja uma forma de ajudar a diminuir a poluição emitida pelos veículos”, defendeu Herval.
POSSE DO PRESIDENTE
No final de 2022, Herval queria ver novamente a posse do petista Lula e saiu de Barra do Riacho para assistir ao momento cívico. Foram mais de 1.300 quilômetros. Em 2003, Cidadão havia acompanhado a posse do companheiro sindicalista e no dia 1º de janeiro de 2023 queria repetir a dose.
Cidadão vc sempre foi um guerreiro e grande companheiro de Lutas! Boa viagem.