noticias394 Seja bem vindo ao nosso site Jornal Voz do Piraqueaçu!

Cultura/Eventos

Dona Astrogilda vira tema de samba na voz de Monique Rocha

Publicada em 20/02/22 às 19:58h - 517 visualizações

Jornal Voz do Piraqueaçu


Compartilhe
Compartilhar a noticia Dona Astrogilda vira tema de samba na voz de Monique Rocha  Compartilhar a noticia Dona Astrogilda vira tema de samba na voz de Monique Rocha  Compartilhar a noticia Dona Astrogilda vira tema de samba na voz de Monique Rocha

Link da Notícia:

Dona Astrogilda vira tema de samba na voz de Monique Rocha
Monique contracena com a nova Rainha do Congo de São Benedito do Rosário e moradores da Vila do Riacho  (Foto: Divulgação - Thais Gobbo)

“Monique, minha filha, venha aqui onde eu estou. A sua mãe preta está querendo te dar um abraço com todo carinho e amor”. É com esta sentença que Dona Astrogilda recebe a cantora Monique Rocha, que lançou nesta sexta-feira (18 de fevereiro) o clipe em homenagem à Rainha do Congo Capixaba e pode ser acessado no Youtube.


A música é toda uma história cantada que mostra a importância de Dona Astrogilda na cultura capixaba, em especial, da Vila do Riacho (Aracruz), local onde foram gravadas as cenas. As locações utilizadas são a Igreja de São Benedito do Rosário, o terreiro de Umbanda e a devoção a São Benedito do Rosário.

Monique Rocha - cantora


“A gente quis retratar justamente o que ela representa, que é o terreiro, a igreja, a devoção a São Benedito e à Banda de Congo, que é uma das mais antigas do Brasil. Quem de fato a conheceu sabia da força daquela mulher. Ela era uma mulher muito à frente do seu tempo, líder da banda de congo, chefe de terreiro, era muito influente na política local e respeitada por todos os segmentos da sociedade, superando os preconceitos contra a religião de matriz africana”, observa a cantora.


Um encontro com Dona Astrogilda Ribeiro, ocorrido em 2010, inspirou a cantora Monique Rocha a compor um samba em homenagem à Rainha do Congo do Espírito Santo. O single “Dona Astrogilda” chegou às plataformas digitais no dia 11 de fevereiro, embalado em ritmo de samba-congo e repleto de referências à eterna mestra da Banda de Congo de São Benedito do Rosário, criada em 1798 e uma das mais antigas do país.


Embora o congo seja a raiz de toda a história de Dona Astrogilda, é o samba que movimenta o clipe de Monique Rocha e reverencia a trajetória da rainha que partiu no dia 19 de julho do ano passado, aos 88 anos, por complicações da Covid-19.


A filmagem também demonstra através da música o respeito que Dona Astrogilda, baiana de nascimento, sempre teve pela Vila do Riacho, pela religiosidade e pelo congo. 


Durante as filmagens, Monique Rocha contou com a participação dos integrantes da Banda de Congo de São Benedito do Rosário, da atual Rainha da Banda de Congo, Rosa Galdino, e de Cristiana Ribeiro, filha de Dona Astrogilda, além de moradores da Vila do Riacho.


A música contou com a produção de Rodolfo Simor e a preparação vocal de Bruna Kethily. Os músicos que participam da composição são Daniel Barreto, Wesley Marins, Marcus Paulo, Jean Carlos, Kaíque Martins e Peque Santos. E no coro estão Dorkas Nunes e Marcelo do Rosário. 


“A ideia é promover uma mistura do samba – que é o meu estilo musical – com o congo, que venho vivenciando há alguns anos, principalmente no teatro; e as religiões  afro-brasileiras, de modo a construir uma sonoridade ao mesmo tempo regional e sem fronteiras”, define a artista.


Monique Rocha teve a satisfação de contar em seu clipe com uma inserção de imagens da Rainha do Congo do Espírito Santo, Dona Astrogilda, durante um encontro entre as duas realizado na Vila do Riacho, em 2010.


A gravação e o clipe de “Dona Astrogilda” foram viabilizados com recursos do  FunCultura, da Secretaria de Estado da Cultura, e fazem parte do Projeto Sou Negra, com o qual Monique Rocha reúne repertório composto por músicas autorais e de outros compositores capixabas.





ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (27) 9 9265-3511

Copyright (c) 2024 - Jornal Voz do Piraqueaçu - Não para nós, não para nós,Senhor, mas para Sua Glória!
Converse conosco pelo Whatsapp!