noticias793 Seja bem vindo ao nosso site Jornal Voz do Piraqueaçu!

Cultura/Eventos

Definida nova data para encerramento do projeto Iakumã

Publicada em 22/11/18 às 16:29h - 534 visualizações

Web Rádio Voz do Piraqueaçu


Compartilhe
Compartilhar a noticia Definida nova data para encerramento do projeto Iakumã  Compartilhar a noticia Definida nova data para encerramento do projeto Iakumã  Compartilhar a noticia Definida nova data para encerramento do projeto Iakumã

Link da Notícia:

Definida nova data para encerramento do projeto Iakumã
Organização divulga nova data de encerramento do projeto Iakumã  (Foto: Web Rádio Voz do Piraqueaçu)

A nova data para o encerramento do projeto Iakumã foi redefinido para o dia 1º de dezembro, a partir de 15 horas, na Cabana da Aldeia Pau Brasil, em Aracruz. O evento seria realizado no dia 17 de novembro, mas por causa do falecimento de um membro da comunidade, os organizadores decidiram transferir a data.


O projeto Iakumã foi realizado em 2018 pela Associação Indígena Tupinikim da Aldeia Pau Brasil (AITUPIABAPRA). O objetivo do projeto revitalizar a memória comunitária, produzir um site e valorizar a língua Tupi.


Assim como havia sido programado, durante o evento haverá apresentação de grupos de Dança dos Guerreiros, Coral Tupi, Dança das Peneiras, Grupo Entre Nações e Grupo Tupi Nhe’enga.

O projeto atuou na mobilização comunitária, na produção de um site e no apoio ao núcleo de estudos da língua Tupi.

Dois seminários culturais foram realizados com o objetivo de mobilizar a comunidade para participar do projeto. O modo de vida, as mudanças no cotidiano e no ambiente natural foram rememorados.


Foi possível reunir informações, imagens, narrativa, atividades e notícias relacionadas à aldeia, através da criação de um site. No desenvolvimento do projeto foram coletadas informações diversas que estarão no espaço virtual, assim como tudo que for registrado futuramente.

O projeto recebeu o nome de Iakumã em homenagem à professora Janaína Pereira Rosa, que compartilha seus conhecimentos da língua Tupi com jovens e adultos da aldeia, além de trabalhar como docente em escolas do Ensino Fundamental. Janaína trabalhou na elaboração e desenvolvimento do projeto. Para ela, a revitalização linguística é uma importante conquista para a valorização da cultura Tupinikim.


O projeto Iakumã é uma realização da AITUPIAPABRA e contou com a participação direta do presidente da associação, Aldir Conceição Cruz, da vice-presidente Karina Francisco Soares, e do tesoureiro, Rafael Francisco Bof. O cacique Valdeir Almeida Silva também fez parte da equipe interna de execução do projeto. A elaboração e gestão executiva foi da jornalista e cientista social Raquel Lucena Paiva e pelo biólogo e gestor de projetos Nelson Barcelos Pereira.





ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (27) 9 9265-3511

Copyright (c) 2024 - Jornal Voz do Piraqueaçu - Não para nós, não para nós,Senhor, mas para Sua Glória!
Converse conosco pelo Whatsapp!