noticias334 Seja bem vindo ao nosso site Jornal Voz do Piraqueaçu!

Cidade

Atualização da Planta Genérica de Valor vai mexer no bolso do morador de Aracruz

Os novos valores devem pesar no orçamento do aracruzense no próximo ano, então todo planejamento é necessário

Publicada em 29/12/22 às 17:18h - 247 visualizações

Jornal Voz do Piraqueaçu


Compartilhe
Compartilhar a noticia Atualização da Planta Genérica de Valor vai mexer no bolso do morador de Aracruz  Compartilhar a noticia Atualização da Planta Genérica de Valor vai mexer no bolso do morador de Aracruz  Compartilhar a noticia Atualização da Planta Genérica de Valor vai mexer no bolso do morador de Aracruz

Link da Notícia:

Atualização da Planta Genérica de Valor vai mexer no bolso do morador de Aracruz
Projeto do Executivo foi aprovado com 12 votos contra quatro contrários  (Foto: Jornal Voz do Piraqueaçu)

Antes de vibrar com a chegada de 2023, é bom dar uma parada e reunir a família para colocar na ponta da caneta as despesas que vão pesar no próximo ano. O Imposto Predial e Territorial Urbano, o conhecido IPTU, deverá ser observado com bastante atenção. É que no último dia 23, em sessão extraordinária, a Câmara Municipal aprovou a atualização da Planta Genérica de Valor (PGV).


Para o bom entendimento de todos, a PGV é um instrumento legal em que são estabelecidos valores unitários de metro quadrado de terreno e também de construção, possibilitando chegar ao cálculo do valor venal dos imóveis em um município.


De acordo com a justificativa do Projeto de Lei do Executivo nº 101/2022, a Planta Genérica de Valor de Aracruz estava desatualizada desde 2016. E havia orientação do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo para que houvesse uma redução gradativa do desconto de 50% na base de cálculo do IPTU que era aplicado por Aracruz aos seus munícipes.


Buscando “apagar o incêndio” que foi gerado por conta dos valores majorados com que cada bairro terá que pagar, o vereador Bibi Rossato recorreu às suas redes sociais para desmentir o rastilho de pólvora que virou a internet por conta da atualização da PGV.


Embora a intenção do parlamentar tenha sido o esclarecimento, na gravação de seu vídeo não ficou clara a informação sobre o assunto. 


Na Orla do município, 69 localidades ligadas a Santa Cruz, 20 ligadas a Barra do Riacho e nove relacionadas a Vila do Riacho terão sua Planta Genérica de Valor atualizada.


Os contribuintes deverão verificar onde seu imóvel está localizado e fazer um cálculo para saber qual o valor que deverá desembolsar nos próximos meses por seu imóvel (terreno ou edificação)


O projeto do Executivo foi aprovado com 12 votos a favor e quatro contrários (vereadores Alexandre Manhães, Artêmio Rossoni, Paim e Roberto Rangel). O presidente da Casa, vereador Lula, não precisou votar. Ele só votaria se a questão estivesse empatada.


MESA DIRETORA


A partir do próximo ano a Mesa Diretora terá uma nova composição: o vereador Alexandre Manhães será o novo presidente, tendo Vilson Jaguareté como vice-presidente. O primeiro secretário será o vereador Léo Pereira e o vereador Marcelo Nena será o segundo secretário.





ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (27) 9 9265-3511

Copyright (c) 2024 - Jornal Voz do Piraqueaçu - Não para nós, não para nós,Senhor, mas para Sua Glória!
Converse conosco pelo Whatsapp!