noticias734 Seja bem vindo ao nosso site Jornal Voz do Piraqueaçu!

Cidade

Portal de Aracruz (Rio Preto) entra Ano Novo na seca

Publicada em 02/01/19 às 14:14h - 608 visualizações

Web Rádio Voz do Piraqueaçu


Compartilhe
Compartilhar a noticia Portal de Aracruz (Rio Preto) entra Ano Novo na seca  Compartilhar a noticia Portal de Aracruz (Rio Preto) entra Ano Novo na seca  Compartilhar a noticia Portal de Aracruz (Rio Preto) entra Ano Novo na seca

Link da Notícia:

Portal de Aracruz (Rio Preto) entra Ano Novo na seca
Falta d'água volta a aborrecer moradores  (Foto: Divulgação)

Não bastassem três dias sem energia elétrica, a comunidade de Portal de Aracruz (Rio Preto) também viveu dias de abandono por parte do poder público ao ficar sem água nas casas dos moradores justamente na virada do ano.


Consumidora e moradora do bairro, Marilan Souto Porto disse que vai entrar de sola contra o Serviço de Abastecimento de Água e Esgoto (SAAE) de Aracruz. Ela contou que no último dia 31 estava com a casa cheia de veranistas que aproveitaram a oportunidade para visitar o balneário e curtir praia.


“A decepção foi grande. Recebi 20 pessoas de Belo Horizonte em minha casa. Além da falta de luz, também tivemos que ficar sem tomar banho. Já pensou a vergonha que passei? Um verdadeiro absurdo. Vou entrar com uma ação judicial contra o SAAE. Foi uma falta de respeito com o consumidor”, reclamou a contribuinte.


E ela ainda acrescentou que a água foi usada para fazer propaganda política.


“Fizeram essa campanha toda por causa da água e agora no verão somos obrigados a ficar sem água. Tem que haver um culpado. Não vou deixar de graça”, concluiu Marilan.


Outra moradora que pediu para não ser identificada disse que é uma vergonha o que aconteceu no bairro em pleno Reveillon.


“Minhas visitas foram obrigadas a ir embora. Não dá para ficar em um lugar onde faltam luz e água. Pagamos valores altíssimos. Quero saber se o presidente da comunidade vai fazer alguma coisa. Se ele não fizer, vou buscar meus direitos”, disse a moradora.


O presidente da Associação de Moradores de Praia Formosa (AMPRAFOR), que responde pela comunidade prejudicada, Wagner Alvarenga Barbosa, se diz um privilegiado por ter sido prontamente atendido.


“Não vou entrar com processo contra ninguém. Fui atendido pelo chefe do SAAE e pelo chefe da Cesan e agora estamos com água. Não tenho porquê entrar com uma ação”, respondeu o líder comunitário.


O SAAE, por meio de nota emitida pela Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz, informou que o desabastecimento ocorreu por causa de um problema operacional da Cesan.


“O SAAE Aracruz informa que o desabastecimento de água em Rio Preto veio em decorrência de um problema operacional da CESAN. Em função disso, o SAAE já contratou um caminhão-pipa para suprir essa deficiência, cujo custo será cobrado à CESAN. A autarquia também manteve contato durante todo o feriado com a presidência e diretoria da CESAN, que prometeram solucionar o problema”, transcreve a nota.


Em outro trecho da resposta da SECOM é informado o que mais o SAAE solicitou.


“Foi solicitado pelo SAAE que a CESAN promovesse manobras em caráter de emergência para melhorias no abastecimento, tais como redução da vazão de água em adutora que abastece outros bairros”.


EDITORIAL


Vemos que o ano novo chegou, mas os problemas que persistem são os mesmos de décadas. O primeiro problema começa com o próprio nome do bairro. Muitos o conhecem como Rio Preto. Para tanto, basta dar uma volta em um ônibus da Expresso Aracruz para ver que o local é atendido com tal denominação. Outros defendiam que o bairro deveria ser reconhecido como Portal de Aracruz. Mas um decreto municipal de 2009 impôs o nome de Praia Formosa para toda a região.


Ultrapassado o primeiro problema, outros se sucedem como a falta de água, que é algo sintomático na comunidade, tendo sido, inclusive, pauta de inúmeras reuniões entre vários políticos.


Aliás, os políticos aproveitam o tema sempre que lhes é oportuno. Por exemplo, nos anos eleitorais. Passado o período de busca de votos, a comunidade volta a ficar órfã com seu problema hídrico.


Imagine, famílias aguardando o ano inteiro pela visita de um parente distante e quando a hora da confraternização chega, todos são brindados com taças vazias, já que o líquido protagonista da festa, a água, está em falta.


Pois então, mais uma vez vimos que os cidadãos são tratados apenas como números de títulos de eleitor.


A solução, conforme diz a nota da SECOM, chegou, mas chegou atrasada. Os turistas que poderiam ter ficado até o final de semana seguinte ao feriado decidiram buscar outras paragens, locais com água em abundância.


É bom que todos se alertem para que não se utilizem da mesma plataforma política no próximo ano!





ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (27) 9 9265-3511

Copyright (c) 2024 - Jornal Voz do Piraqueaçu - Não para nós, não para nós,Senhor, mas para Sua Glória!
Converse conosco pelo Whatsapp!