noticias274 Seja bem vindo ao nosso site Jornal Voz do Piraqueaçu!

Brasil

Aldeias de Aracruz recebem candidata à vice-presidência da República

Publicada em 10/07/18 às 17:33h - 1291 visualizações

Web Rádio Voz do Piraqueaçu


Compartilhe
Compartilhar a noticia Aldeias de Aracruz recebem candidata à vice-presidência da República  Compartilhar a noticia Aldeias de Aracruz recebem candidata à vice-presidência da República  Compartilhar a noticia Aldeias de Aracruz recebem candidata à vice-presidência da República

Link da Notícia:

Aldeias de Aracruz recebem candidata à vice-presidência da República
Sônia Guajajara, candidata a vice-presidente pelo PSOL, foi recebida pelo cacique guarani Peru  (Foto: Web Rádio Voz do Piraqueaçu)

Pau-Brasil, Comboios, Piraquê-açu, Caieiras Velha foram as aldeias de Aracruz que receberam a candidata a vice-presidente da República pelo PSOL, Sônia Guajajara, nesta terça-feira (10 de julho). Esta é a primeira vez que o país conta com uma indígena a pleitear este cargo na história do Brasil.


“Em 518 anos de história, tivemos um representante no Parlamento e esta é a primeira vez que disputamos um cargo como o de vice-presidente. Este é o resultado do trabalho dos movimentos sociais. Viemos como uma alternativa. Eu considero um marco na nossa história por eu ser indígena e mulher”, avaliou a candidata.


Sônia Guajajara tem 44 anos e é natural do Maranhão, local onde os indígenas travam uma batalha ferrenha para defender a terra contra a extração ilegal de madeira, que aumenta o desmatamento na região.


A indígena é candidata a vice-presidente na chapa encabeçada pelo ativista das causas da moradia e filiado ao PSOL, Guilherme Boulos. Analistas políticos, durante o período em que antecedeu a prisão do ex-presidente Lula (PT), chegaram a dizer que Boulos seria o sucessor político do petista. Tal afirmativa, para Sônia Guajajara, é uma tentativa de abafar um possível crescimento político do psolista.


“A mídia tradicional costuma comparar o Guilherme com o Lula como uma forma de desqualificá-lo, mas não vejo desta forma. Não podemos esquecer o que Lula fez pelo Brasil. De certa forma não é ruim compará-lo com Lula. Mas também devemos dizer que Guilherme tem um projeto diferente daquele do PT. O PT o convidou para estar na sigla, mas o Guilherme optou pelo PSOL, ele optou por construir um projeto próprio do partido. Ele tem vivência, teve contato direto com os movimentos sociais, com os coletivos de luta”, salientou a candidata do PSOL.


Em sua visita à Aldeia Temática Piraquê-açu, Sônia Guajajara esteve ao lado do candidato ao governo do Estado pelo PSOL, André Moreira, que lamenta o curto espaço de tempo que terá na TV.




“Teremos apenas 10 segundos. Com este tempo não teremos como discutir programas, mas vamos deixar uma marca na campanha. Teremos tempo para isto”, avaliou o candidato a governador.


Sônia Guajajara e André Moreira almoçaram na aldeia juntamente com o cacique Peru, que se sente prestigiado em ter uma representante indígena que aspira a ser vice-presidente da República.


“Acredito que ter uma índia guajajara para ser vice-presidente será muito bom. Ela vai pensar muito antes de fazer alguma coisa errada. Índios de todo o Brasil vão olhar para ela, vão acompanhar o que ela estará fazendo. Já estávamos procurando um indígena para disputar”, contou o cacique Peru.





ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (27) 9 9265-3511

Copyright (c) 2024 - Jornal Voz do Piraqueaçu - Não para nós, não para nós,Senhor, mas para Sua Glória!
Converse conosco pelo Whatsapp!