noticias998 Seja bem vindo ao nosso site Jornal Voz do Piraqueaçu!

Brasil

Fake News é tema de live da Voz do Piraqueaçu no Instagram

Nesse momento de catástrofe climática que vive o Rio Grande do Sul, a desinformação é o pior inimigo a ser combatido.

Publicada em 14/05/24 às 19:55h - 131 visualizações

Jornal Voz do Piraqueaçu


Compartilhe
Compartilhar a noticia Fake News é tema de live da Voz do Piraqueaçu no Instagram  Compartilhar a noticia Fake News é tema de live da Voz do Piraqueaçu no Instagram  Compartilhar a noticia Fake News é tema de live da Voz do Piraqueaçu no Instagram

Link da Notícia:

Fake News é tema de live da Voz do Piraqueaçu no Instagram
Entrevista com a Coordenadora do Sindijornalistas ES, Suzana Tatagiba  (Foto: Jornal Voz do Piraqueaçu e divulgação)

Cento e 48 mortos, 806 feridos e quase 550 mil pessoas desalojadas (informação de 12 horas de 15 de maio de 2024) são alguns dados da Defesa Civil do Rio Grande do Sul sobre a catástrofe climática vivida pelos gaúchos. A tragédia teve início no dia 29 de abril com tempestades que fizeram o Rio Guaíba ter cheias recordes.


Em meio a tantos números confirmados por um órgão público, neste caso a Defesa Civil gaúcha, as vítimas da tragédia climática ainda têm que conviver com as notícias falsas, as chamadas fake news, disseminadas em redes sociais e também em grupos de aplicativos de mensagens como Whatsapp e Telegram.


As mensagens, geralmente, chegam por meio de amigos, parentes e, pasmem, a informação chega, inclusive, por meio de agentes públicos, o que faz a “notícia” ganhar uma roupagem oficial.


São senadores, deputados federais e estaduais e prefeitos disseminando mentiras que atrapalham o serviço de outros agentes públicos em meio à tragédia.


Nesta quarta-feira (15 de maio), a Voz do Piraqueaçu irá utilizar seu perfil no Instagram ( @voz.do.piraqueacu ) para conversar sobre esse mal que atinge a comunicação no Brasil (e no mundo). Entraremos no ar às 19h30 para conversarmos com a Coordenadora-Geral do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Espírito Santo, Suzana Tatagiba, e o tema é o “Impacto das fake news em momentos de tragédia como no Rio Grande do Sul”.


Para Suzana, é preciso encarar o problema com muita seriedade e é preciso criminalizar a questão.


“Fake News é crime! Quem pratica fake news trabalha contra a sociedade. E quem se informa por fake news tem baixa autoestima”, apontou a sindicalista.


SERVIÇO

O que: Live

Tema: "Impacto das fake news em momentos de tragédia como no Rio Grande do Sul"

Quando: Quarta-feira (15 de maio)

Horário: 19h30

Onde: Instagram da Voz do Piraqueaçu ( @voz.do.piraqueacu )




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

1 comentário


Márcia Maria Nascimento de Almeida

15/05/2024 - 12:29:05

Sou soteropolitana e morei 30 anos em Porto Alegre, hoje estou em Salvador acompanhando a situação da minha família gaúcha que ficou lá.Muito importante informar a VERDADE.Um grande abraço


Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (27) 9 9265-3511

Copyright (c) 2024 - Jornal Voz do Piraqueaçu - Não para nós, não para nós,Senhor, mas para Sua Glória!
Converse conosco pelo Whatsapp!