noticias26 Seja bem vindo ao nosso site Jornal Voz do Piraqueaçu!

Meio Ambiente

Cesan admite fazer estudo para ligar imóveis de pessoas carentes à rede coletora de esgoto

Publicada em 12/05/22 às 14:56h - 403 visualizações

Jornal Voz do Piraqueaçu


Compartilhe
Compartilhar a noticia Cesan admite fazer estudo para ligar imóveis de pessoas carentes à rede coletora de esgoto  Compartilhar a noticia Cesan admite fazer estudo para ligar imóveis de pessoas carentes à rede coletora de esgoto  Compartilhar a noticia Cesan admite fazer estudo para ligar imóveis de pessoas carentes à rede coletora de esgoto

Link da Notícia:

Cesan admite fazer estudo para ligar imóveis de pessoas carentes à rede coletora de esgoto
Gerente da Cesan admite possibilidade de ligação à rede de esgoto por conta da empresa a famílias em risco social  (Foto: Divulgação - Assessoria Parlamentar)


O gerente da Companhia Espírito-Santense de Saneamento (Cesan), Douglas Oliveira, admitiu ontem (11 de maio), durante reunião da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, a possibilidade de acatar uma sugestão do vice-presidente da comissão, o deputado estadual Bruno Lamas (PSB), para que as ligações de imóveis de pessoas em risco social sejam feitas às redes coletoras de esgoto, sem custos para essas famílias. 


A declaração foi dada durante a reunião realizada, a pedido de Bruno, para apresentação do projeto de despoluição do Córrego Irema, na Serra, após o próprio deputado indagar por que a Cesan não faz uso da Tarifa de Disponibilidade, que é paga junto à conta pelo contribuinte, para financiar a ligação dessas residências à rede coletora? 


De acordo com o gerente da Cesan, há, na Serra, 25 mil imóveis que já contam com a rede coletora passando em frente aos imóveis, e que não estão interligados. Ou seja, os proprietários jogam o esgoto in natura nas redes de drenagem, que são destinadas às lagoas, rios e mares, causando a poluição. 


Entretanto, Bruno lembrou que há proprietários que não fazem a ligação porque não dispõem de recursos para isso. Daí a importância do poder público, segundo ele, assumir esse papel, para evitar danos ao meio ambiente. 


“Estamos falando das pessoas que não têm condições de fazer a ligação. Com a gasolina chegando a R$ 10 o litro, e o gás, a R$ 130, nós imaginarmos que uma pessoa que está lutando para sobreviver vai comprar um pedaço de cano e cimento? Pagar pela mão de obra? Isso é impossível. Ela não vai fazer”, declarou Bruno.  


E insistiu: “Repito: ela (a pessoa) está lutando para sobreviver, para comer e manter a sua família. Por isso, cabe ao poder público fazer essa execução, para que possamos cumprir o papel ambiental.” 


O parlamentar frisou na reunião, que foi presidida pelo colega Rafael Favatto (Patriota), que a sua solicitação é que a Cesan use parte da tarifa que ela arrecada, para autorizar que a empresa executora do Plano Municipal de Saneamento, no caso a Ambiental Serra, possa fazer a ligação. A concessionária também atua em Vila Velha e Cariacica.


“Atualmente, cerca de 190 mil imóveis estão ligados na Serra. Poderíamos duplicar isso em curto espaço de tempo. Por consequência, teríamos muito menos esgoto chegando aos mananciais e às praias”, avaliou Bruno. 


O representante da Cesan frisou que a declaração do deputado é muito importante e demonstra a sua preocupação real com o meio ambiente porque, se as pessoas não fizerem a ligação, os rios, córregos e mares não vão estar limpos. 


Ele também lembrou que a Cesan já incluiu a ligação no Plano de Obras futuras da companhia e que, inclusive, os empreendimentos do Banco Mundial em Cariacica e Vila Velha já terão mais de 20 mil imóveis com a ligação intradomiciliar. 


“As residências já estarão conectadas ao final da obra. Isso é um avanço muito grande, uma vez que requer atenção a uma questão social porque é necessário adentrar a casa das pessoas”, declarou Douglas. 


Em relação ao passivo lembrado pelo deputado, o representante da Cesan garantiu que a proposta de Bruno será levada à diretoria da empresa e um estudo será realizado para avaliar o uso da Tarifa de Disponibilidade para financiar a ligação de imóveis cujos proprietários estão em risco social.


“Vamos envolver a ARSP (Agência Reguladora de Serviços Públicos) porque ela também está inserida nas questões tarifárias e aproveito para lembrar que temos duas tarifas sociais que dão 60% e 75% de desconto para famílias de baixa renda. Estamos à disposição para fazermos uma reunião para tratar do assunto”, afirmou Douglas. 


Para concluir, Bruno fez ainda outro encaminhamento, na presença do diretor-presidente da Ambiental Serra, Justino Brunelli Júnior, e de um representante da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh).


“Solicitei que os órgãos de licenciamento possam atuar com agilidade e que a Comissão de Meio Ambiente acompanhe mensalmente os relatórios de licenciamento por parte do Iema e demais órgãos. A poluição do Córrego Irema é algo que incomoda demais. É a chegada ao bairro de Jacaraípe, uma região turística. O cidadão se depara com aquela praia linda da Curva da Baleia e aquele odor. Ainda mais agora, com uma nova avenida Abido Saadi, e os investimentos chegando”, avaliou.


Indagado, Justino lembrou  que a expectativa é de que até 2025 todas as Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) estejam funcionando. Das atuais 21 estações, ficarão apenas nove na Serra. A que atenderá o Córrego Irema deverá ser iniciada no ano que vem.


Com informações da Assessoria de Comunicação do Deputado Estadual Bruno Lamas







ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

2 comentários


Julio Cezar

12/05/2022 - 19:45:52

Importante interligar a Barra do Sahy, Barra do Riacho e Vila do Riacho na rede de água de Putiri que é abastecida pela Lagoa da Santur para melhorar a qualidade da água potável. Além disto, construir uma estação de tratamento de esgoto de Barra do Riacho.


Fernando Borges

12/05/2022 - 16:27:14

A cesan precisa cumprir o contrato e fazer a rede de esgoto do bairro São Francisco, chega de carro sugador,merecemos respeito e dignidade


Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (27) 9 9265-3511

Copyright (c) 2024 - Jornal Voz do Piraqueaçu - Não para nós, não para nós,Senhor, mas para Sua Glória!
Converse conosco pelo Whatsapp!