noticias302 Seja bem vindo ao nosso site Jornal Voz do Piraqueaçu!

Meio Ambiente

Praias de Coqueiral e de Santa Cruz sofrem com ações humanas

Publicada em 15/01/22 às 11:27h - 819 visualizações

Jornal Voz do Piraqueaçu


Compartilhe
Compartilhar a noticia Praias de Coqueiral e de Santa Cruz sofrem com ações humanas  Compartilhar a noticia Praias de Coqueiral e de Santa Cruz sofrem com ações humanas  Compartilhar a noticia Praias de Coqueiral e de Santa Cruz sofrem com ações humanas

Link da Notícia:

Praias de Coqueiral e de Santa Cruz sofrem com ações humanas
Veículos estacionados em local onde deveria ter vegetação de restinga, em Coqueiral  (Foto: Divulgação - Facebook e Instagram)

Linda, bucólica, tranquila, relaxante e… suja! A praia de Coqueiral, em Aracruz, tem atrativos belíssimos e a natureza desperta para receber os turistas, mas a ação desses mesmos turistas está deixando a praia cheia de resíduos dos churrascos e do dia de confraternizações à beira-mar.


Além das lixeiras quebradas e transbordando de lixo, há ainda o problema no estacionamento dos veículos em cima da areia, local onde ambientalistas defendem que deveria haver vegetação de restinga.


Usar o bom senso para compartilhar os espaços públicos é sempre a melhor opção. Então, os turistas que observarem que as lixeiras estão quebradas e cheias devem recolher seus próprios resíduos e levá-los de volta para casa e lá, sim, descartá-los.


"A lixeira estava transbordando ao lado da faixa de areia. Com o vento, o lixo vai direto para o mar", lamentou uma moradora de Coqueiral.


Lixo transbordando demonstra a falta de cuidado dos usuários da praia


E a moradora mostrou que em vez de estacionar os veículos em cima de onde deveria ter restinga, no local há espaço na sombra para fazer um estacionamento.

Espaço que moradora informa que pode ser utilizado como estacionamento


"Talvez com sinalização adequada e ações efetivas com relação ao uso da faixa de areia, turistas e natureza poderiam ser beneficiados", salientou a Priscila Srebro, que em sua rede social no Intagram, marcou o perfil da Voz do Piraqueaçu, juntamente com os perfis da Prefeitura de Aracruz e da Associação de Moradores de Coqueiral.


SANTA CRUZ


Em Santa Cruz, o problema é a disputa da pequena faixa de areia. Durante a última semana foram divulgadas imagens de pessoas limpando barco na areia da praia. E no final de semana o problema era a disputa por espaço entre banhistas e pescadores de arremesso.


Limpeza de barco na faixa de areia e próximo a banhistas


"O secretário de Meio Ambiente esteve aqui em Santa Cruz e fiz uma proposta de cavalheiros para que os pescadores possam utilizar a faixa de areia entre os dois cais das balsas. E os pescadores de arremesso a proposta é de que utilizem o local em horários em que não atrapalhe o comércio local", disse Jorge Augusto Curto de Oliveira, que é membro da Comissão de Meio Ambiente do Círculo Comunitário Amigos de Santa Cruz (Cicasc).


Só na imagem contabiliza-se seis molinetes


A reportagem da Voz do Piraqueaçu procurou o Chefe do Núcleo de GEstão Integrada ICMBio Santa Cruz, Roberto Sforza, que faz a gestão da APA Costa das Algas e do Refúgio de Vida Silvestre (RVS) de Santa Cruz, para que explicasse que providências foram tomadas a respeito do assunto.


"Em dezembro foi aprovada uma moção do Conselho das Unidades de Conservação (UCs), encaminhada às prefeituras de Fundão, Serra e Aracruz, cobrando a adoção de ações para coleta de lixo nas praias e orla, com destinação adequada, ordenamento de estacionamentos, entre outros. Temos também intensificado as ações de orientação, mas realmente ainda é muito aquém do necessário", admitiu Sforza.


A Prefeitura de Aracruz foi procurada, por meio da Secretaria de Comunicação, e enviou a resposta em forma de nota.


NOTA DA PMA


"A Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, informa que está preparando um zoneamento com regras de uso nos trechos de praia visando conciliar os interesses de uso dos banhistas, dos pescadores na manutenção de barcos e da pesca de arremesso. Na situação de hoje é que carece de um local para manutenção dos barcos de pesca.


Em relação a uma estrutura para a referida manutenção, a prefeitura está impedida de construir ou mesmo de licenciar por determinação judicial.  Mas, mesmo assim, está preparando uma solicitação por meio da Procuradoria Geral da PMA visando superar essa questão.


Já a Secretaria de Transportes e Serviços Urbanos, informa que na orla de Coqueiral e em Santa Cruz as lixeiras são de manilha e receberam a devida manutenção e revitalização recentemente. Informa ainda que nos referidos locais possuem sinalizações verticais indicando onde é permitido ou proibido estacionar."




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

2 comentários


Karin telles

17/01/2022 - 06:30:08

Sou moradora de Coqueiral e é muito triste presenciar o que estão fazendo na praia. Nos fim de semana deixo pra ir na praia só após às 17h. Hora que os porcos invasores já se retiraram (turistas) pra conseguir aproveitar um pouquinho da praia e ver o pôr do sol. É inacreditável a destruição que deixam. Esse povo só vem depredar e sujar nossa praia. E ainda foi feito mais um estacionamento na frente do restaurante Paraiso Tropical???? Como assim. Achei insana essa atitude. Só vai viabilizar mais gente na praia, já lotada.muito mais importante que isso seria uma efetiva conscientização desse povo. Ações presenciais, no horário que toda essa gente está lá. Deixar plaquinhas e algumas lixeiras não está resolvendo.


Lucas

15/01/2022 - 17:36:19

Reflexo da família de bem bolsonarista. Porcos imundos, não sabem o que é respeitar meio ambiente.


Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (27) 9 9265-3511

Copyright (c) 2024 - Jornal Voz do Piraqueaçu - Não para nós, não para nós,Senhor, mas para Sua Glória!
Converse conosco pelo Whatsapp!