noticias980 Seja bem vindo ao nosso site Jornal Voz do Piraqueaçu!

Meio Ambiente

Técnicos da Semmam cercam embarcação para conter mancha de óleo em Santa Cruz

Publicada em 16/10/21 às 08:43h - 1742 visualizações

Jornal Voz do Piraqueaçu


Compartilhe
Compartilhar a noticia Técnicos da Semmam cercam embarcação para conter mancha de óleo em Santa Cruz  Compartilhar a noticia Técnicos da Semmam cercam embarcação para conter mancha de óleo em Santa Cruz  Compartilhar a noticia Técnicos da Semmam cercam embarcação para conter mancha de óleo em Santa Cruz

Link da Notícia:

Técnicos da Semmam cercam embarcação para conter mancha de óleo em Santa Cruz
Embarcação é cercada por boias de contenção para evitar que óleo se espalhe  (Foto: Divulgação - Whatsapp)

Ainda na noite desta sexta-feira (15 de outubro), técnicos da Secretaria de Meio Ambiente de Aracruz (Semmam) estiveram na praia de Santa Cruz para colocar boias de contenção de forma a evitar que o vazamento de óleo diesel continue a contaminar a água e prejudicar a fauna e flora do estuário, além de impedir que os banhistas desfrutem do lugar.


A embarcação “Arara Azul” teve problemas na entrada de Santa Cruz e ao bater em um banco de areia teria ficado avariada. 


Técnico trabalha na contenção do óleo da embarcação

Em cada maré alta litros de óleo diesel se perdiam na praia, mas após denúncias de moradores de que o produto estaria prejudicando a vida marinha e incomodando os moradores do distrito, a Semmam enviou técnicos para resolver o problema.


Quanto à utilização da praia como ponto de manutenção de barcos de pesca, ainda na sexta-feira, o chefe do Núcleo de Gestão Integrada do ICMBio Santa Cruz, que faz a gestão da Área de Preservação Ambiental (APA) Costa das Algas e do Refúgio de Vida Silvestre (RVS) de Santa Cruz, Roberto Sforza, disse que é preciso haver um ordenamento do uso naquela porção do rio.


“O tema é complexo e envolve a atuação articulada de vários órgãos e instâncias, como a Prefeitura (PMA), SPU (Superintendência de Patrimônio da União), Capitania dos Portos, sendo o tema também de interesse do ICMBIO (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), já que a poluição das águas  em Santa Cruz pode afetar a região marinha confrontante e também o berçário dos manguezais protegidos pela RDS Municipal, cuja fauna tem conexão com a área marinha protegida pelas UCs federais, onde estes organismos completam seus ciclos de vida.”


E ele completou:

 

“A atuação da fiscalização de todos os órgãos é importante, mas não será suficiente para resolver o problema. É fundamental que ocorra um entendimento entre os órgãos para uma solução adequada, que passa, a meu ver, pela regularização das atividades junto às diversas instâncias, para que os atores sejam conhecidos, as atividades acompanhadas e que os responsáveis por eventuais irregularidades possam ser corretamente identificados e penalizados.”






ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

1 comentário


Marcia Vanacor

16/10/2021 - 09:16:15

O ordenamento costeiro em Santa Cruz é fundamental. Pedimos isso aos órgãos competentes a anos e até o presente momento nada foi feito neste sentido.


Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (27) 9 9265-3511

Copyright (c) 2025 - Jornal Voz do Piraqueaçu - Não para nós, não para nós,Senhor, mas para Sua Glória!
Converse conosco pelo Whatsapp!