Uma reunião na tarde desta quinta-feira (14 de setembro), no Museu de Santa Cruz, em Aracruz, marcou o pontapé inicial para a criação do Conselho Gestor da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Municipal Piraquê-Açú e Piraquê-Mirim.
Técnicos da Secretaria de Meio Ambiente de Aracruz estiveram presentes e explicaram que antes da criação do conselho será criado um grupo de trabalho que vai atuar na indicação de duas pessoas com perfil adequado para contribuir nas decisões.
O conselho gestor terá perfil deliberativo, ou seja, toda decisão que disser respeito à Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) deverá passar por uma votação. Isto significa que qualquer instalação de empresa, qualquer aplicação de verba, todos projetos que envolvam a RDS deverão passar pelo crivo do conselho.
Segundo os técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, todos os interesses de preservação e de desenvolvimento sustentável deverão ter aprovação do conselho.
Existe um decreto que deverá ser aprovado com as funções a serem desenvolvidas pelo Conselho.
O Conselho Gestor da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Municipal Piraquê-Açú e Piraquê-Mirim deve ter equilíbrio de participação entre membros do Poder Público, iniciativa privada e comunidade. Até mesmo o número de mulheres atuantes deverá ser igualitário.
"Todos os conselheiros terão poderes iguais", explicou a técnica da Secretaria de Meio Ambiente.
Sete pessoas presentes à reunião apresentaram seus nomes para formarem o grupo de trabalho que indicará os nomes para o conselho.
Os técnicos ainda percorrerão as seguintes localidades para a formação do grupo de trabalho: Caieiras Velhas, Irajá indígena, Irajá não indígena, Santa Rosa, Balsa, Nova Santa Cruz e Lajinha.
Bom dia,Mônica, esse grupo é de q não? Pois agora já temos o Conselho deliberativo da RDS d piraqeaçu e piraquemirim. Vc não sabia? Abs