
O evento, que comemora no domingo o 3° aniversário da ASAA (Associação Automobilística de Aracruz), chega na metade do Campeonato Estadual de Velocidade na Terra 2026.
Na denominada "Copa ASAA", acontecerão as disputas da quinta e sexta etapas do Estadual em três categorias. A Light, para pilotos novatos, a Graduados e a Graduados Pró. Lembrando que as duas últimas correm juntas.
Neste sábado algumas equipes aparecem no Autódromo Morobá para acerto de carros, junto a montagem da estrutura do evento.
A programação do domingo inicia pela manhã com treinos livres e seguindo com os treinos cronometrados.
A largada da quinta etapa está prevista para às 12:30h. Light e Graduados/Graduados Pro. Às 14:30h acontece a sexta etapa com o mesmo formato.
Finalizando o evento, às 16 horas acontece a cerimônia de entrega de premiação.
Na categoria Light, Thiago Carlesso vem mostrando técnica e arrojo liderando o campeonato com 61 pontos, seguido de perto por Ademar Ceolin com 51 e empatados na terceira colocação com 44 pontos, os pilotos Lucas Thompson e Vitor Moura.
Quem pode novamente chamar atenção na Light é o kartista André Vargas que, estreando na categoria, chegou a liderar a corrida colocando vantagem de uma reta de distância do segundo colocado. Seria uma grande estréia se não fosse a quebra do carro faltando poucas voltas para o final.
"Gostei tanto da categoria que estou fazendo uma pista ao lado do Alphaville no contorno. Tenho treinado até em equipamentos de terraplanagem. Vou para ganhar a minha primeira no VNT", brinca o piloto que realmente está pilotando um rolo compactador em sua pista particular.
Na Graduados, quem brilha solitário e vem fazendo Graduados Pró, "Comer Poeira" é Victor Leão que soma 87 pontos, enquanto Henrique Renon, segundo colocado tem 45. O terceiro é Kaiky Vietchesky com 33 pontos.
Victor Leão já pode começar a escrever seu nome no troféu de Campeão da temporada 2026. "Estou no meu terceiro ano competindo no VNT Capixaba. Fui campeão na Light ano passado e, agora na Graduados, estou disputando junto com o ‘Dinossauros’ da Pró. Está acontecendo tudo muito rápido. Tento ser o mais técnico possível na pista e ouço bem o que a equipe sugere para fazer na pista. Mas tem a hora do piloto e lá dentro quem toma as atitudes sou eu. Só tem feras na pista!", aponta Victor, que conta com equipe do Sul do País.
Com pilotos conhecidos e com vasta experiência no VNT, a temporada de 2026 ainda não baixou a poeira.
Tudo que acontece vira ladainha nos bastidores. Enquanto a tabela de pontuação traz Flávio Batom em primeiro com 60 pontos, Eudimar Pantersom em segundo com 59 e Vitinho Borghi em terceiro com 46, muitos perguntam sobre os que já foram campeões e não aparecem no Top 3.
A primeira etapa quem venceu foi Pantersom, com a pole de Betinho Sartório. A segunda quem venceu foi Romildo Strey.
Na terceira etapa foi a vez de Sartório e a pole de Vitinho Borghi. A quarta etapa foi vencida por Anaylson Liliu.
Flávio Batom não quer se preocupar com nada. Quer um carro bom.
"É um local que vou para me divertir, mas com responsabilidade. Para mim, o importante é ter equipamento bom e equilíbrio emocional. Vencer é bom. Liderar é bem melhor. O que falta é ser campeão. Estou na pista pra isso também", detalha Batom.
Para Betinho, o campeonato iniciou agora. "O regulamento reza o descarte dos dois piores resultados. O meu carro quebrou nas duas primeiras etapas, mas ganhei os pontos da pole. Na quinta e sexta etapas eu venci uma e fui segundo na outra. Se o campeonato acabasse hoje eu seria campeão", explica o piloto.
E finaliza: "Temos muitos pontos na disputa ainda. Quero mais vitórias e o carro está pronto para mais uma".
Na realidade, quem tem grandes chances é o líder Flávio Batom e Eudimar Pantersom, se mantiverem a mesma balada das quatro primeiras etapas.
Quem tem carta na manga, segundo a Rádio Padock, é Vitinho Borghi. Com a pole na etapa passada ele disse ter achado o caminho das pedras. E com a parceria com o piloto André Vargas, tudo tende a dar certo.
O organizador, Airton Sobrinho, está empolgado com o evento que comemorará três anos da entidade esportiva que preside.
"Está tudo pronto para domingo. Corrida, comemoração e muita adrenalina. Nossa preocupação é fazer bem feito. Segurança para pilotos, equipes e público.
Contaremos com arquibancada, praça de alimentação e espaço kids. Queremos abraçar, com todo o carinho e conforto, a Família do Automobilismo Capixaba." Comemora o organizador.
Com informações de Neném Monteiro.