Começou a tramitar na última quarta-feira (30) o Projeto de Lei nº 719/20223, de autoria do deputado estadual Lucas Scaramussa (Podemos), que propõe o reconhecimento como de relevante interesse cultural a Festa do Caboclo Bernardo, realizada sempre no mês de junho desde a década de 1930 no distrito de Regência, em Linhares.
A festa, organizada pela Associação Comercial de Regência e pela Associação Comunitária de Turismo, Esporte e Lazer de Regência, é uma homenagem ao feito heroico do pescador Bernardo Brumatti José dos Santos, popularmente conhecido como Caboclo Bernardo, que em 1887 salvou 128 marinheiros do Cruzador Imperial Marinheiro, da Marinha do Brasil, que naufragou em uma praia do povoado.
Para o autor da proposta, o projeto de lei é uma forma de reconhecer a relevância das tradições e da comunidade de Regência. “Essa festividade não é somente uma manifestação artística, mas uma expressão viva da história e da identidade desse local, representando a ligação profunda entre as gerações passadas, presentes e futuras”, afirma Scaramussa.
Com o projeto de lei, defende o parlamentar, pretende-se proteger e trazer mais visibilidade à festa, que hoje já figura entre as grandes manifestações culturais do Norte do Espírito Santo.
Para se ter uma noção, a edição deste ano trouxe mais de 10 mil visitantes ao balneário nos três dias de evento, que contou com exposição de artesanatos, oficinas, programação esportiva, apresentação de artistas locais e nacionais, além do tradicional desfile das bandas de congo.
Com informações da Assessoria de Comunicação do Deputado Lucas Scaramussa