noticias271 Seja bem vindo ao nosso site Jornal Voz do Piraqueaçu!

Cultura/Eventos

Projeto de lei exalta a importância cultural da Festa do Caboclo Bernardo

Proposta do deputado Lucas Scaramussa reconhece a relevância da festa realizada em Regência para a cultura do estado.

Publicada em 01/09/23 às 10:48h - 131 visualizações

Assessoria de Comunicação


Compartilhe
Compartilhar a noticia Projeto de lei exalta a importância cultural da Festa do Caboclo Bernardo  Compartilhar a noticia Projeto de lei exalta a importância cultural da Festa do Caboclo Bernardo  Compartilhar a noticia Projeto de lei exalta a importância cultural da Festa do Caboclo Bernardo

Link da Notícia:

Projeto de lei exalta a importância cultural da Festa do Caboclo Bernardo
Manifestação cultural de Caboclo Bernardo em Regência  (Foto: Divulgação - Rômulo Ladaim)

Começou a tramitar na última quarta-feira (30) o Projeto de Lei nº 719/20223, de autoria do deputado estadual Lucas Scaramussa (Podemos), que propõe o reconhecimento como de relevante interesse cultural a Festa do Caboclo Bernardo, realizada sempre no mês de junho desde a década de 1930 no distrito de Regência, em Linhares.


A festa, organizada pela Associação Comercial de Regência e pela Associação Comunitária de Turismo, Esporte e Lazer de Regência, é uma homenagem ao feito heroico do pescador Bernardo Brumatti José dos Santos, popularmente conhecido como Caboclo Bernardo, que em 1887 salvou 128 marinheiros do Cruzador Imperial Marinheiro, da Marinha do Brasil, que naufragou em uma praia do povoado.


Para o autor da proposta, o projeto de lei é uma forma de reconhecer a relevância das tradições e da comunidade de Regência. “Essa festividade não é somente uma manifestação artística, mas uma expressão viva da história e da identidade desse local, representando a ligação profunda entre as gerações passadas, presentes e futuras”, afirma Scaramussa.


Com o projeto de lei, defende o parlamentar, pretende-se proteger e trazer mais visibilidade à festa, que hoje já figura entre as grandes manifestações culturais do Norte do Espírito Santo.


Para se ter uma noção, a edição deste ano trouxe mais de 10 mil visitantes ao balneário nos três dias de evento, que contou com exposição de artesanatos, oficinas, programação esportiva, apresentação de artistas locais e nacionais, além do tradicional desfile das bandas de congo.


Com informações da Assessoria de Comunicação do Deputado Lucas Scaramussa




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (27) 9 9265-3511

Copyright (c) 2024 - Jornal Voz do Piraqueaçu - Não para nós, não para nós,Senhor, mas para Sua Glória!
Converse conosco pelo Whatsapp!