noticias87 Seja bem vindo ao nosso site Jornal Voz do Piraqueaçu!

Cultura/Eventos

Documentário sobre congo capixaba tem transmissão gratuita na ceia de Natal

Publicada em 24/12/21 às 17:29h - 303 visualizações

Jornal Voz do Piraqueaçu


Compartilhe
Compartilhar a noticia Documentário sobre congo capixaba tem transmissão gratuita na ceia de Natal  Compartilhar a noticia Documentário sobre congo capixaba tem transmissão gratuita na ceia de Natal  Compartilhar a noticia Documentário sobre congo capixaba tem transmissão gratuita na ceia de Natal

Link da Notícia:

Documentário sobre congo capixaba tem transmissão gratuita na ceia de Natal
Filme traz imagens de encontro de bandas de congo e terá sessões na internet nos últimos dias de 2021  (Foto: Divulgação)

A Ceia de Natal de 2021 ganha uma opção de programação cultural. Às 21h do dia 24 de dezembro de 2021 será exibido através do canal Beepe TV o filme “Dia de Congo”, com cinematografia de Peter Boos. O documentário traz imagens de um encontro de bandas de congo em Regência Augusta, foz do Rio Doce, no município de Linhares. 


O filme divulga a cultura popular do Norte do Espírito Santo, com registros das apresentações de bandas de congo capixabas durante a Festa de Caboclo Bernardo, em 1996. 


O projeto é realizado com o incentivo do edital Cultura Digital, da Lei Aldir Blanc através da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo (SECULT-ES) e do Governo Federal, promovendo 5 apresentações da obra: no dia 24.12 às 21h, no dia 25.12 às 14h, no dia 26.12 às 20h, no dia 29.12 às 20h e no dia 30.12 às 22h. 


Já o evento que é tema do trabalho tem como mote a condecoração da Princesa Isabel em 1887 a Caboclo Bernardo pelo salvamento de 128 pessoas do naufrágio de um navio imperial nos mares do costa linharense. A união de tal fato com as tradições musicais e religiosas locais fez com que a festividade se tornasse ao longo de vários anos ponto de encontro de referências culturais do Estado. 


“Sempre deixei as imagens guardadas, acreditando que poderia um dia ter a oportunidade de compartilhá-las com um público maior pois sempre vi nesses registros uma maneira de contribuir com a manutenção de nossa memória, para um maior reconhecimento da natureza da nossa identidade popular e afirmação da riqueza da diversidade cultural brasileira. A Lei Aldir Blanc está podendo viabilizar isso, num trabalho que espero possa se tornar presente na vida das pessoas, pois há toadas importantes de a gente saber e no filme dá para ver e aprender, com momentos de percussão relevantes como referência rítmica para as gerações de congueiros mais novos.” 


A produção é da Beepecriaoc Arte, agência de arte dirigida por Peter, que fez as imagens durante uma visita de sua família à localidade para a festividade. Durante anos a Festa de Caboclo Bernardo criou tradição ao reunir dezenas de mestres e bandas de congo de vários municípios capixabas como Aracruz, São Mateus e Serra. Na tela podem ser vistas figuras de destaque na festa como Dona Mariquinha, Seu Miúdo, Dona Astrogilda, Bibiu e Carlos Sangália. 


O filme, com 69 minutos de duração, será exibido via streaming pelo endereço web www.beepe.tv. 


SERVIÇO:

Transmissão de Lançamento 

Dia 24.12.2021, às 21h 

Transmissão em www.beepe.tv 

Youtube BeepeTVOnline (https://youtu.be/0AfuEJ_PSaA) 


Retransmissão 

25.12 às 14h

26.12 às 20h 

29.12 às 20h

30.12 às 22h


Com informações da Assessoria de Imprensa da Beepcriaoc Arte




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

1 comentário


Edenir

24/12/2021 - 17:56:33

Isso é cultura !


Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (27) 9 9265-3511

Copyright (c) 2024 - Jornal Voz do Piraqueaçu - Não para nós, não para nós,Senhor, mas para Sua Glória!
Converse conosco pelo Whatsapp!