noticias607 Seja bem vindo ao nosso site Jornal Voz do Piraqueaçu!

Cultura/Eventos

Oficinas contribuem com formação cultural de crianças indígenas, além do resgate e respeito à ancestralidade

Projeto Curumins Guerreiros ensina sobre dança, música e vestimentas tradicionais em Aracruz.

Publicada em 26/02/24 às 17:44h - 127 visualizações

Assessoria de Comunicação


Compartilhe
Compartilhar a noticia Oficinas contribuem com formação cultural de crianças indígenas, além do resgate e respeito à ancestralidade  Compartilhar a noticia Oficinas contribuem com formação cultural de crianças indígenas, além do resgate e respeito à ancestralidade  Compartilhar a noticia Oficinas contribuem com formação cultural de crianças indígenas, além do resgate e respeito à ancestralidade

Link da Notícia:

Oficinas contribuem com formação cultural de crianças indígenas, além do resgate e respeito à ancestralidade
Dança, vestimentas e cantos estão na programação em Caieiras Velha  (Foto: Divulgação - Acervo Mestre Mizinho)

Há mais de 40 anos, Salvador Pinto Pereira, também conhecido como Mestre Mizinho, criou na aldeia tupinikim Caieiras Velha, em Aracruz, o grupo Curumins Guerreiros, com o objetivo de proporcionar às crianças a vivência das tradições ancestrais de seu povo. No próximo mês de março, o projeto terá um importante momento, com a realização de três oficinas na Cabana Central de Caieiras Velha, trazendo temas como vestimenta, dança e cantos tradicionais.


Na quarta-feira, dia 6 de março, as atividades terão início com a oficina de Vestimenta, na qual as crianças serão ensinadas a criar trajes tradicionais conectando-se com a riqueza das vestimentas que fazem parte de sua herança cultural. No dia seguinte, 7 de março, o tema será Sons e Cantos, numa vivência com ensino de instrumentos tradicionais como o maracá e a criação de ritmos que ecoem melodias de seus antepassados.  Fechando esse ciclo, no dia 8 de março, a oficina será sobre Dança, trazendo movimentos corporais que transmitem histórias e tradições a serem experimentados pelas crianças da escola. 


As três oficinas ministradas por Mestre Mizinho se interligam e dialogam para oferecer uma experiência imersiva aos jovens e serão realizadas a partir das 13h em cada dia. "O projeto é uma demonstração do compromisso da comunidade em promover a inclusão dos curumins nas tradições e ações tradicionais da aldeia, para preservar a cultura ancestral tupinikim e proporcionar atividades culturais, esportivas e de lazer para as crianças e jovens indígenas de nossa aldeia", diz Ronivaldo Pereira, coordenador do projeto de oficinas, que têm apoio do Fundo Estadual de Cultural (Funcultura) e da Secretaria de Cultura do Espírito Santo (Secult-ES).


SERVIÇO

Evento: Curumins Guerreiros de Caieiras Velha

Local: Cabana Central da Aldeia Caieiras Velha

Data: 6, 7 e 8 de março

Horário: a partir de 13 horas


Com informações da Assessoria de Comunicação do Projeto de Oficinas 





ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (27) 9 9265-3511

Copyright (c) 2024 - Jornal Voz do Piraqueaçu - Não para nós, não para nós,Senhor, mas para Sua Glória!
Converse conosco pelo Whatsapp!