Quem estava com saudade do Bloco Du Rival pode aquecer os tamborins porque ele estará de volta às ruas de Santa Cruz. A cidade ficou desde 2009 sem ouvir a bateria da agremiação que, ao lado do Bloco do Piau, fez história e movimentou o Carnaval do pequeno distrito.
A década de 1990 ficou marcada pelo nascimento do bloco que animou as festas de Momo durante mais de 10 anos.
“Em um encontro de amigos nasce o Bloco Du'Rival, tendo como fundadores pessoas que vislumbravam animar, incrementar e divulgar Santa Cruz e assim mostrar que temos muito potencial a oferecer. Inclusive mostramos em vários anos, através dos enredos que se tornavam temas dos nossos carnavais”, disse Adriana Mori, uma das organizadoras do Bloco Du Rival.
E ela ainda relembrou:
“A primeira música foi composta pelos próprios fundadores. E nasceu na cozinha da nossa saudosa, querida e amiga Dona Marilda uma apaixonada pelo bloco, não media esforços para ajudar, abriu sua casa em 100% para tudo, confecção de alegorias, fantasias e para os destaques se arrumar”.
A falta de apoio financeiro acabou por paralisar os desfiles do bloco em 2009. Paralisou, mas não enterrou a animação da turma.
“Com muita tristeza, decidimos em 2010 não mais participar do Carnaval, devido a falta de apoio financeiro para pô-lo na avenida. Fazíamos o melhor Carnaval de Aracruz aqui no nosso balneário, porém, contávamos com uma ajuda da Prefeitura, mas com o tempo essa verba parou e nós não podíamos assumir sozinhos”, lembrou.
O próximo domingo contará com a animação do Bloco Du Rival na avenida. Novamente, uma reunião de amigos foi o start para esse recomeço. Aliás, um recomeço com gosto de saudade. Saudade do amigo Marcílio Dias, que deixou um samba de presente, antes de partir para o andar de cima.
“Desta vez o propósito é mais simples. E com um samba que foi criado e deixado pelo nosso querido e saudoso Marcilio Dias, que um dia em visita aos fundadores Watson, Adriana e Patrícia e um daqueles momentos de inspiração fez esse samba que hoje nos leva a sambar e abrilhantar o melhor Carnaval familiar de Aracruz, aqui em Santa Cruz”.
A presidente do Círculo Comunitário Amigos de Santa Cruz (Cicasc), Margaret Cabideli, lembrou do volume de foliões que o Bloco Du Rival arrastava.
“Tínhamos uma bateria com 40 componentes. Nosso objetivo é voltar com 350 pessoas, número de camisas que mandamos fazer e está quase se esgotando”, avisou Margaret.
Um dia antes, no sábado de Carnaval, será a vez do Bloco das Estudantes de Santa Cruz - Essas Nunca se Formam, que desde 2004 também faz a história de Momo da cidade.
SERVIÇO
BLOCO DAS ESTUDANTES DE SANTA CRUZ
Local: Santa Cruz
Data: 10 de fevereiro (sábado de Carnaval)
Horário: 17 horas
BLOCO DU RIVAL
Local: Santa Cruz
Data: 11 de fevereiro (domingo de Carnaval)
Horário: 18h30 (esquenta)
Muito boa a reportagem👏👏👏