noticias863 Seja bem vindo ao nosso site Jornal Voz do Piraqueaçu!

Cidade

Comunista assume vaga de vereadora na Câmara de Aracruz nesta segunda-feira

Carlito Candin, do Solidariedade, foi afastado por conta da cota de gênero. Seu partido teria fraudado a participação feminina com candidatura “laranja”.

Publicada em 26/08/23 às 15:02h - 1274 visualizações

Jornal Voz do Piraqueaçu


Compartilhe
Compartilhar a noticia Comunista assume vaga de vereadora na Câmara de Aracruz nesta segunda-feira  Compartilhar a noticia Comunista assume vaga de vereadora na Câmara de Aracruz nesta segunda-feira  Compartilhar a noticia Comunista assume vaga de vereadora na Câmara de Aracruz nesta segunda-feira

Link da Notícia:

Comunista assume vaga de vereadora na Câmara de Aracruz nesta segunda-feira
Rhayrane Pedroni assume vaga de vereadora na próxima semana  (Foto: Divulgação - Luã Quintão)

Dois anos e 10 meses depois das eleições municipais, a servidora pública de carreira Rhayrane Pedroni, do Partido Comunista do Brasil (PC do B), assumirá a vaga de vereador deixada pelo então parlamentar Carlito Candin (Solidariedade). A posse dela será na segunda-feira (28 de agosto), às 18 horas, na Câmara Municipal de Aracruz.


A Justiça Eleitoral capixaba não tem deixado para depois os julgamentos das denúncias de fraude na cota de gênero. Neste caso, foi a advogada Gilcinea Xavier quem denunciou a manobra. Além disso, ela foi testemunha do Ministério Público Eleitoral. Outros dois vereadores estão na berlinda por causa do mesmo problema e poderão perder seus mandatos.

"Que as mulheres ocupem os espaços que lhes são de direito", assinalou a advogada!


A lei eleitoral exige que os partidos tenham uma proporcionalidade de 70% (máximo) e 30% (mínimo) para cada gênero.


Recentemente, a mesma Câmara viveu algo parecido, quando os vereadores Elizeu Costa (Rede) e José Edilson Spinassé (Democratas) assumiram as vagas deixadas por Alcihélio Lima Negreiros, o Cecéu, e Luiz Carlos Mathias, o Carlinhos Mathias, pelo mesmo motivo.


Convite para a posse da vereadora Rhayrane

Servidora pública do Município desde 2015 e filiada ao PC do B desde 2017, Rhayrane obteve um total de 352 votos nas eleições de 2020. Agora, ela conta que sua missão será defender pautas progressistas, conforme ela mesma propagou durante sua campanha eleitoral.


“Minhas pautas são de defesa do feminismo, da mulher na política, da mulher ocupando a cidade, sem esquecer das pautas LGBTQIAP+ e da juventude”, apontou Rhayrane.


E acrescentou:


“Quero elaborar projetos de acordo com minhas propostas de campanha”.


E a futura vereadora sempre esteve presente em movimentos populares como o #NossaAracruz, que defende a qualidade no transporte de Aracruz, o Coletivo de Mulheres Dona Astrogilda, e também o Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Sem Terra (MST).


Quanto ao seu posicionamento em relação à atual gestão do prefeito Dr. Coutinho, Rhayrane lembrou que seu partido forma a base do atual gestor.


"Sei que meu partido está na base do prefeito, mas isso não me impedirá de fiscalizar o Executivo, conforme manda a lei", destacou.


Em seu discurso de posse, ela deverá dar um viés de como será seu mandato até 2024. Além disso, ela também pretende agradecer os votos recebidos dos apoiadores.


O que diz a lei 9.504/1997 (Lei das Eleições)


Artigo 10 - [...]

§3º - Do número de vagas resultante das regras previstas neste artigo, cada partido ou coligação preencherá o mínimo de 30% (trinta por centro) e o máximo de 70% (setenta por cento) para candidaturas de cada sexo.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

5 comentários


Fernando Borges

28/08/2023 - 14:44:38

O Brasil nas mãos de comunista, nossa cidade nas mãos de comunista, que Deus tenha misericórdia...


Antônio José

26/08/2023 - 18:35:14

Parabéns , que a verdade vem a tona , o errado um dia aparece , seja bem vinda Rhayrane


Célio

26/08/2023 - 16:51:05

Gostaria que esse sério Jornal também esclarecesse de quem é os 2 próximos nomes que estão na fila de processo da cota de gênero mencionado na matéria...Boa tarde e fiquem na Paz de Deus


Célio

26/08/2023 - 16:45:31

Boa Tarde ..pela primeira vez na história de Aracruz teremos 3 mulheres no legislativo,isso é ótimo e vindo do desenrolar da cota de gênero melhor ainda


Gilcinea Xavier

26/08/2023 - 15:40:26

Uma mulher assume uma vaga na Câmara em decorrência de denúncia de fraude na cora de gênero feita por outra mulher, eu! Que as mulheres ocupem os espaços que lhes são de direito!!


Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (27) 9 9265-3511

Copyright (c) 2024 - Jornal Voz do Piraqueaçu - Não para nós, não para nós,Senhor, mas para Sua Glória!
Converse conosco pelo Whatsapp!