noticias533 Seja bem vindo ao nosso site Jornal Voz do Piraqueaçu!

Cidade

Projeto de Bruno Lamas quer barrar multa por uso de celular ao volante que for flagrado por câmera

Publicada em 20/04/22 às 10:25h - 335 visualizações

Jornal Voz do Piraqueaçu


Compartilhe
Compartilhar a noticia Projeto de Bruno Lamas quer barrar multa por uso de celular ao volante que for flagrado por câmera  Compartilhar a noticia Projeto de Bruno Lamas quer barrar multa por uso de celular ao volante que for flagrado por câmera  Compartilhar a noticia Projeto de Bruno Lamas quer barrar multa por uso de celular ao volante que for flagrado por câmera

Link da Notícia:

Projeto de Bruno Lamas quer barrar multa por uso de celular ao volante que for flagrado por câmera
Deputado quer garantir direitos dos motoristas capixabas  (Foto: Divulgação - Assessoria Parlamentar)

Parlamentar cobra mais transparência na fiscalização do trânsito, com garantia de que as imagens serão fornecidas ao motorista autuado, para evitar o avanço da “indústria de multa” no Estado


Desde o último dia 1º de abril, agentes de trânsito ou autoridades podem autuar motoristas a quilômetros de distância, por meio de câmeras de videomonitoramento. É que já está valendo a Resolução nº 909, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). 


A nova legislação autoriza que fiscais utilizem vídeos como prova para punir condutores que descumprem as leis de trânsito, inclusive o uso de celulares ao volante. A ideia é garantir maior fiscalização e reduzir os acidentes. 


Entretanto, uma “brecha” na resolução levou o deputado estadual Bruno Lamas (PSB) a protocolar um projeto de lei, na Assembleia Legislativa, para corrigir o que ele chama de prejuízo aos motoristas capixabas e que, na sua opinião, irá alimentar “a indústria de multas”. No Espírito Santo, segundo o Detran, em 2020 uma multa foi aplicada a cada minuto, entre 1° de janeiro a 31 de dezembro. Foram mais de 730 mil registros.


“É importante destacar que não necessariamente as imagens serão fornecidas ao motorista autuado, já que equipamentos que não realizam gravações podem ser usados para o flagrante, segundo a resolução”, frisou o deputado. 


De acordo com ele, neste caso, é “patente o descumprimento do princípio constitucional da moralidade, publicidade e transparência, todos emanados da Constituição de 1988 (CRFB/88)”, destacou, por meio da justificativa.


Segundo Bruno, “o projeto de lei busca impedir que os princípios da moralidade, transparência e publicidade, autoaplicáveis e de densidade constitucional (federal), sejam desrespeitados no âmbito do Estado do Espírito Santo, através de uma resolução administrativa do Conselho Nacional de Trânsito”.


“A população repudia veementemente qualquer forma sorrateira, ardilosa e malandra de fiscalização e punição. É direito do cidadão ser conscientizado e informado de forma transparente e clara, acerca de eventuais punições que possa sofrer. Assim, conclamo o apoio dos pares para aprovar o projeto de lei”, pediu Bruno. A proposta passará pelas comissões do Legislativo antes de ser votada.


A resolução do Contran destaca que, caso câmeras que guardem as imagens sejam utilizadas, é direito do acusado ter o acesso gratuito. A forma de acesso ao conteúdo deve estar descrita tanto na notificação de autuação quanto na de penalidade.


Esse tipo de fiscalização só valerá em vias que estiverem devidamente sinalizadas sobre o uso do videomonitoramento, da mesma forma que ocorrem com radares de velocidade e avanço semafórico. O fiscal deverá informar no campo “observação” que a infração foi flagrada remotamente.


São diversos os tipos de infrações que poderão ser flagrados com a nova medida, entre elas está o uso do celular ao volante e o estacionamento em locais irregulares. 


É esperado um aumento no número de multas por ano nas cidades onde o sistema entrará em vigor. 

As prefeituras da Grande Vitória estão fechando contratos para começar a instalação de novas câmeras de videomonitoramento.


RADARES OCULTOS 


Não é de hoje a briga do deputado Bruno Lamas para garantir direitos aos motoristas capixabas. Ele é o autor da lei que põe fim aos radares ocultos no Estado, os chamados pardais, que serão substituídos pelos radares luminosos, que mostram a velocidade do motorista na hora em que ele passa pelo radar. Também neste caso, o objetivo foi garantir o princípio da transparência e eliminar a “a indústria de multas”.


Foi também o parlamentar o autor da lei que parcelou em até quatro vezes o IPVA, o imposto pago pelos motoristas. Antes, o condutor tinha de pagar à vista ou em duas vezes.


Com informações da Assessoria de Comunicação do Deputado Bruno Lamas





ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

1 comentário


Fernando Borges

20/04/2022 - 11:52:59

Esse aí já perdeu meu voto, tem que fazer leis pra apertar não pra afrouxar, projeto eleitoreiro


Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (27) 9 9265-3511

Copyright (c) 2024 - Jornal Voz do Piraqueaçu - Não para nós, não para nós,Senhor, mas para Sua Glória!
Converse conosco pelo Whatsapp!