noticias598 Seja bem vindo ao nosso site Jornal Voz do Piraqueaçu!

Cidade

Novembro azul se despede e deixa uma lição: saúde do homem depende de conscientização

Publicada em 30/11/19 às 08:38h - 860 visualizações

Jornal Voz do Piraqueaçu


Compartilhe
Compartilhar a noticia Novembro azul se despede e deixa uma lição: saúde do homem depende de conscientização  Compartilhar a noticia Novembro azul se despede e deixa uma lição: saúde do homem depende de conscientização  Compartilhar a noticia Novembro azul se despede e deixa uma lição: saúde do homem depende de conscientização

Link da Notícia:

Novembro azul se despede e deixa uma lição: saúde do homem depende de conscientização
Dr. Coutinho faz alerta para a saúde do homem  (Foto: Divulgação)

A palavra que define o mês de novembro para os homens é prevenção. Com a campanha Novembro Azul nas ruas é preciso que os homens se conscientizem da importância do cuidado com sua própria saúde. O médico Luiz Coutinho, o Dr. Coutinho, enfatiza a necessidade de realizar exames médicos periodicamente, independente do mês.


Toda a prevenção em torno da saúde do homem é envolta em tabu e preconceito. Mas para Dr. Coutinho, é preciso que os homens estejam bastante receptivos para o cuidado com sua própria saúde.


“Os homens necessitam se interessar e se dedicar mais à sua própria saúde. O câncer de próstata é uma realidade e todos devem ficar em alerta para evitar problemas futuros”, salientou o médico.


Dr. Coutinho explica que realizar exames de próstata periódicos evita que o socorro seja tardio.


“Uma simples alteração nos dados do PSA serve para ligar o sinal de alerta para que um médico especialista seja procurado e prescreva uma biópsia e outros novos exames sejam feitos”, orientou o profissional.


Outra dica de ouro do médico diz respeito à prevenção.


“Sempre digo aos meus pacientes que é preciso uma alimentação saudável, sem muito açúcar, sal ou gordura. É preciso deixar de lado a preguiça e realizar uma atividade física. Cigarro e bebida são inimigos da saúde”, avisou Dr. Coutinho.


Segundo dados do Ministério da Saúde, o câncer de próstata é o segundo que mais atinge os homens. O primeiro é o câncer de pele. Só em 2018 foram registrados 68.220 novos casos da doença, o que corresponde a 66,12 novos casos a cada grupo de 100 mil homens.


Dr. Coutinho explica que realizar exames de próstata periódicos evita que o socorro seja tardio. Aproveita também para convidar a todos para a palestra do seu colega urologista, Dr. José Cardia, sobre o tema "Câncer de Próstata" que ocorrerá no Salão do Elísio, no centro de Aracruz, no próximo dia 14 de dezembro (sábado), a partir de 14 horas.

Com informações da Assessoria de Comunicação do Cidadania - Aracruz


FATORES DE RISCO


- Idade: o risco aumenta com o avançar da idade. No Brasil, a cada 10 homens diagnosticados com câncer de próstata, nove tem mais de 55 anos;


- Histórico de câncer na família: homens cujo o pai, avô ou irmão tiveram câncer de próstata antes dos 60 anos, fazem parte do grupo de risco;


- Sobrepeso e Obesidade: estudos recentes mostram maior risco de câncer de próstata em homens com peso corporal mais elevado.


Dados do Ministério da Saúde






ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (27) 9 9265-3511

Copyright (c) 2024 - Jornal Voz do Piraqueaçu - Não para nós, não para nós,Senhor, mas para Sua Glória!
Converse conosco pelo Whatsapp!