noticias925 Seja bem vindo ao nosso site Jornal Voz do Piraqueaçu!

Cidade

Projeto que autoriza serviço da Cesan na Orla de Aracruz foi tema central da Sessão Ordinária

Publicada em 30/10/19 às 15:41h - 734 visualizações

Jornal Voz do Piraqueaçu


Compartilhe
Compartilhar a noticia Projeto que autoriza serviço da Cesan na Orla de Aracruz foi tema central da Sessão Ordinária  Compartilhar a noticia Projeto que autoriza serviço da Cesan na Orla de Aracruz foi tema central da Sessão Ordinária  Compartilhar a noticia Projeto que autoriza serviço da Cesan na Orla de Aracruz foi tema central da Sessão Ordinária

Link da Notícia:

Projeto que autoriza serviço da Cesan na Orla de Aracruz foi tema central da Sessão Ordinária
Sessão contou com a participação do diretor-geral do SAAE e de secretários municipais  (Foto: Divulgação - Youtube)

Excepcionalmente realizada nesta terça-feira (29 de outubro) por causa do feriado do Dia do Servidor (28 de outubro), a 124ª Sessão Ordinária teve como principal discussão o projeto de lei que autoriza o Poder Executivo celebrar contrato com a Cesan para tratar esgoto e abastecer de água a Orla de Aracruz e delegar a regulação e fiscalização dos serviços de água e esgoto à Agência de Regulação dos Serviços Públicos (ARSP - extinta ARSI).


Pelo substitutivo ao projeto 040/2019, a Cesan deverá explorar os serviços de água e esgoto pelo prazo de 30 anos, prorrogável mais 30 anos, após nova consulta ao Legislativo Municipal.


Embora a complexidade do tema seja grande, o projeto de autoria do Executivo chegou à Casa de Leis sem muito detalhamento, o que levou os vereadores a se reunirem diversas vezes para apresentar emendas e um substitutivo para o projeto 040/2019.


Logo no início da sessão, o vereador Fábio Netto (PC do B) solicitou que além de passar pelas comissões de Justiça e de Finanças, o projeto também fosse apreciado pela Comissão de Saúde, Meio Ambiente e Educação, o que levou à suspensão dos trabalhos por cinco minutos. Ao retornar, o presidente do colegiado, Carlinhos do Josiel (PP), apresentou parecer favorável à matéria.


Durante a apresentação de seus votos, além de Fábio Netto, outros vereadores demonstraram preocupação com a instalação da Cesan na Orla de Aracruz. Para eles, a exploração do serviço pela empresa estadual ainda é uma incógnita.


“De que forma a Cesan vai recuperar todo o investimento aplicado no nosso município? Se colocar um investimento de R$ 100 milhões, deveremos voltar através das tarifas com esse valor para a Cesan”, indagou Fábio Netto.


E ele acrescentou outros questionamentos:


“Temos o Plano Municipal de Saneamento que fala de preservação dos nossos mananciais. A captação de água vai ser onde? Nós temos captação de água que pode ser em área federal. Será que a ANA (Agência Nacional de Águas) foi chamada a esse processo para discutir? Se for outra bacia hidrográfica, será que a AGERH (Agência Estadual de Recursos Hídricos) foi chamada a discutir?”


Embora seja da base do prefeito Jones Cavaglieri (SD), o vereador Bibi Rossato (PSL) também demonstrou dúvidas em relação ao projeto.


“Encaminho voto favorável nesse primeiro turno, mas quero esclarecer algumas dúvidas. Todo o município de Aracruz quer saber de onde vai vir a água. Vai vir da Lagoa do Aguiar? A lagoa tem suporte para toda a Orla?”, questionou o vereador.


O vereador Beto Negreiro (PRB) não fez rodeios e foi direto ao ponto.


“Vejo Vila Velha, uma cidade que todo mundo reclama da Cesan. Então, não vejo grandes coisas para o nosso município. O governador assinou Ordem de Serviço para os trevos de Vila do Riacho e Barra do Riacho e até hoje o governador não fez aqueles trevos. Como posso acreditar que essa água vai melhorar o nosso município?”, assinalou o vereador.


Na defesa do projeto como líder do prefeito na Câmara, o vereador Lula (PRTB) apresentou argumentos que sempre são plausíveis, dado o grande número de desempregados da região.


“Temos que abrir as portas para que outras empresas venham se instalar no município e gere crescimento”, defendeu o parlamentar.


Com perfil mais direto, o vereador Celso da Farmácia (PRB), já avisou a quem vai responder sobre o convênio.


"Vou saber do povo o que ele acha. Se eles quiserem que eu vote a favor, vou dizer sim. Mas se quiserem que eu vote contrário, vou dizer não. Porque eu sou empregado é do povo", avisou o vereador.


O vereador Romildo Broetto (PV) destacou o trabalho desenvolvido por todos os vereadores para construir emendas que agregassem mais valor ao projeto original.


“O projeto chegou aqui em um envelope em branco. Deus abençoou e iluminou essa Casa e conseguimos construir um projeto que tivesse, pelo menos, condição de ser votado”, destacou o vereador.


De volta à Câmara, depois de passar algumas semanas de licença médica, a vereadora Mônica Cordeiro (PDT) disse que muito se deve discutir a chegada da Cesan na Orla.


“O vereador Beto tem muita razão de questionar, principalmente as comunidades de Barra do Riacho e Vila do Riacho. No rio Riacho, a gente pisa em esgoto”, apontou Mônica.


Para Alexandre Manhães (MDB), a chegada da Cesan na Orla será a oportunidade de atrair mais empresas para o município.


“Será possível se tornar um pólo de emprego, como se tornou Linhares”, exemplificou o vereador.


Já Carlito Candin, embora tenha parabenizado o prefeito, admitiu que o projeto chegou “vazio” à Casa de Leis.


“Não posso pensar só nos pontos negativos. Tenho que pensar nos pontos positivos. Se vier a Cesan para cá, vamos ter todo o esgoto tratado na Orla, teremos mais emprego, aumenta a renda do município”, defendeu.


O vereador Alcântaro Filho (sem partido) em sua análise assinalou que mudou de opinião e que existe um mundo ideal e um mundo real na hora de votar tal projeto. Em seu discurso de defesa, ele lembrou que existe o projeto do marco regulatório de saneamento tramitando no Congresso Nacional, que está para ser votado em breve. 


O projeto de lei 3.261/2019 estabelece um novo conjunto de regras para o saneamento básico no Brasil em substituição à Medida Provisória 868/2018, que perdeu a validade antes de ser votado pelo Congresso. O texto altera a Lei de Saneamento Básico (11.455/2007) e abre caminho para exploração desse serviço pela iniciativa privada.


“Se permanecer o SAAE não tem perspectiva nenhuma de infraestrutura, ainda que no mundo ideal nós quiséssemos que o Governo do Estado pudesse investir no SAAE. Mesmo com as reclamações que a gente ouve da Cesan, com algumas dificuldades, a gente autoriza que o Governo do Estado empenhe sua palavra, e isso vai estar no corpo do projeto, de fazer um empréstimo junto a um banco internacional para fazer a infraestrutura antes de entrar no município”, defendeu Alcântaro.


O diretor-geral do SAAE, Elias Marochio, acompanhou a sessão desde o início, ao lado do secretário de Obras, João Paulo Calixto da Silva, e o de Meio Ambiente, Edgar Allan Martins.


Durante as discussões sobre o projeto foram realizadas audiências públicas para ouvir as comunidades da Orla. Em Santa Cruz, a chegada da Cesan não foi vista com simpatia, principalmente por entender que a empresa estadual enfrenta problemas de abastecimento na Grande Vitória. 


Em São Mateus, um projeto semelhante foi apresentado, mas a Câmara Municipal rejeitou.





ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

2 comentários


Armando Souto Bahiano

31/10/2019 - 09:19:25

O prefeito e os vereadores serão responsabilizados criminalmente por essa 'manobra'. Quem não tiver curso superior, ficará em cela comum.


Celio Morozeski

30/10/2019 - 16:19:10

Infelismente a populaçao da orla irao pagar caro por essa mudança...é bem nitido que o projeto nao tem oposiçao ja que o grupo do Erik e a favor o do jones e o do governador...igemunia política


Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (27) 9 9265-3511

Copyright (c) 2024 - Jornal Voz do Piraqueaçu - Não para nós, não para nós,Senhor, mas para Sua Glória!
Converse conosco pelo Whatsapp!