noticias528 Seja bem vindo ao nosso site Jornal Voz do Piraqueaçu!

Brasil

Dez alimentos que ajudam a prevenir o câncer

Publicada em 18/12/21 às 10:31h - 273 visualizações

Jornal Voz do Piraqueaçu


Compartilhe
Compartilhar a noticia Dez alimentos que ajudam a prevenir o câncer  Compartilhar a noticia Dez alimentos que ajudam a prevenir o câncer  Compartilhar a noticia Dez alimentos que ajudam a prevenir o câncer

Link da Notícia:

Dez alimentos que ajudam a prevenir o câncer
Alimentação balanceada rica em frutas, verduras, legumes e fibras pode diminuir o risco de desenvolvimento de tumores  (Foto: Jornal Voz do Piraqueaçu)

O câncer é uma doença multifatorial que, na maioria dos casos, surge ao longo da vida em função de causas ambientais, como tabagismo, alcoolismo e obesidade. A alimentação inadequada é um fator de risco que pode desencadear o surgimento de tumores. 


Segundo o médico radioterapeuta Guilherme Rebello, do Instituto de Radioterapia Vitória (IRV), alguns alimentos, quando incluídos na dieta, ajudam a prevenir o câncer. Ele lista pelo menos 10: beterraba, brócolis, castanha-do-pará, cenoura, chá verde, feijão, gengibre, peixes do mar, soja e tomate.


“Algumas frutas, legumes, verduras e cereais possuem substâncias específicas, como os antioxidantes, que agem no organismo protegendo a ocorrência de alterações que propiciam o aparecimento do câncer”, explica o médico.


O consumo de fibras é recomendado para manter a saúde do intestino em dia, assim como os peixes do mar, como atum, sardinha e salmão, que são ricos em ômega-3, uma gordura saudável com ação anti-inflamatória.


Guilherme Rebello é médico radioterapeuta. Foto: Hugo Boniolo


Guilherme Rebello ressalta que a obesidade é porta de entrada para o surgimento de diversos tumores, uma consequência da má alimentação. Por isso, ter um cardápio balanceado é fundamental para evitar o ganho de peso.


Bomba-relógio

A alimentação pobre em nutrientes é uma bomba-relógio para a saúde e quem tem o hábito de consumir alimentos ultraprocessados em excesso corre risco de desenvolver tumores, principalmente na região do intestino.


“Os alimentos industrializados, embutidos e ultraprocessados possuem substâncias químicas para melhorar sua conservação, como salaminho, bacon, mortadela, presunto, salsicha e carnes enlatadas. Porém, esses elementos interagem com o nosso organismo podendo causar mutações celulares responsáveis pelo desenvolvimento do câncer”, destaca.


Conheça as propriedades de 10 alimentos que ajudam a prevenir o câncer:


• Beterraba: contém antocianinas, antioxidantes que ajudam a proteger o DNA das células contra alterações. Tem ação anti-inflamatória e prebiótica.


• Brócolis: rico em sulforafanos e glucosinolatos, que atuam como antioxidantes, protegendo as células de alterações no DNA durante a sua multiplicação.


• Castanha-do-pará: contém selênio, que atua como anti-inflamatório e estimulante do sistema imunológico. Também é antioxidante.


• Cenoura: rica em betacaroteno, tem ação antioxidante e previne o desenvolvimento de câncer de pulmão.


• Chá verde: contém polifenóis do tipo catequina, que ajudam a prevenir câncer de bexiga, pulmão e próstata.


• Feijão: é rico em isoflavonas e genisteína, que previnem a mutação cancerígena nas células sadias, diminuindo o risco de câncer de mama, colo do útero, estômago, pulmão, próstata, cólon e reto.


• Gengibre: essa raiz contém 6-shogaol e gingerol, que contribuem para a dissolução de células cancerígenas, prevenindo tumores de mama, estômago, pâncreas e cólon.


• Peixes do mar: peixes como atum, sardinha e salmão são ricos em ômega-3, gordura saudável anti-inflamatória. Eles contêm vitamina D, que ajuda a regular os hormônios e a prevenir câncer de mama, de cólon e de reto.


• Soja: possui alta concentração de isoflavona, substância que está relacionada à redução do risco de câncer de mama, osteoporose, deficiência cognitiva e redução dos sintomas da menopausa.


• Tomate: rico em licopeno, um poderoso antioxidante que ajuda a prevenir o câncer de próstata e de mama.


Sobre o IRV

Fundado em 2005, o Instituto de Radioterapia Vitória (IRV) é a única clínica privada do Espírito Santo para o tratamento de câncer por meio deste serviço. Funciona nas dependências do Vitória Apart Hospital, na Serra, com tecnologia de ponta e equipe altamente qualificada que tem como filosofia de trabalho o acolhimento dos pacientes.


O IRV tem convênio com os maiores planos de saúde do Espírito Santo, como Unimed, Samp, São Bernardo, Bradesco Saúde, MedSênior, Pasa/Vale, Arcelor/Abeb, Petrobras, Cassi (BB), Saúde Caixa, Banescaixa, Amil, Sul América, Mediservice, Codesa, Cesan, Geap, entre outros.



Com informações da Assessoria de Comunicação do Instituto de Radioterapia de Vitória (IRV)




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (27) 9 9265-3511

Copyright (c) 2024 - Jornal Voz do Piraqueaçu - Não para nós, não para nós,Senhor, mas para Sua Glória!
Converse conosco pelo Whatsapp!