noticias909 Seja bem vindo ao nosso site Jornal Voz do Piraqueaçu!

Brasil

Boa notícia para o setor produtivo do Espírito Santo e de Minas Gerais

Publicada em 16/02/20 às 12:15h - 495 visualizações

Jornal Voz do Piraqueaçu


Compartilhe
Compartilhar a noticia Boa notícia para o setor produtivo do Espírito Santo e de Minas Gerais  Compartilhar a noticia Boa notícia para o setor produtivo do Espírito Santo e de Minas Gerais  Compartilhar a noticia Boa notícia para o setor produtivo do Espírito Santo e de Minas Gerais

Link da Notícia:

Boa notícia para o setor produtivo do Espírito Santo e de Minas Gerais
Portocel poderá entrar na lista dos beneficiados do Plano Estratégico ES-MG  (Foto: Divulgação)

Um encontro entre os governos do Espírito Santo e de Minas Gerais, juntamente com as Federações de Indústrias dos dois estados deverá ser o pontapé necessário para a melhorias e modernização do setor de importação e exportação capixaba e mineiro com criação de sede aduaneira em solo capixaba.


O evento marcará o lançamento do Plano Estratégico ES/MG, nesta segunda-feira (17 de fevereiro), em Belo Horizonte. Um dos desafios será garantir investimentos no corredor logístico-estratégico intermodal que une os dois estados.


Esse corredor logístico-estratégico inclui os portos capixabas - principais portas de entrada de insumos e de escoamento para o setor produtivo de Minas; a Ferrovia Vitória-Minas; a BR-262; além de portos secos, aeroportos e Geração Diversificada de Energia.


Integrar essas ações estratégicas para que os dois estados despontassem no desenvolvimento econômico foi uma das bandeiras de luta da senadora Rose de Freitas (PODE-ES), que não poderá participar do encontro por questão de saúde (ela enviará sua equipe técnica ao encontro). Dentre as ações da parlamentar nesse sentido está a criação da sede aduaneira no Espírito Santo que teve como objetivo as atividades desse corredor estratégico.


Atualmente, a inspetoria da Alfândega do Espírito Santo se reporta a uma sede aduaneira no Rio de Janeiro, gerando pouca autonomia focada na atuação estratégica do corredor ES-MG. Como a principal entrada de insumos e o escoamento do setor produtivo de Minas está nos portos capixabas, a senadora batalha para que seja criada uma sede aduaneira no Espírito Santo.


“É preciso unir esforços, por exemplo, para concluir esse trabalho já iniciado e trazer maior destaque para a integração aduaneira entre os dois estados”, destacou Rose de Freitas.


E ela completou:


“Espírito Santo e Minas sempre estiveram unidos no seu desenvolvimento, que se funde nos contextos histórico, cultural, turístico, ambiental e produtivo, nos colocando lado a lado na luta por melhores condições que permitam a ampliação desse desenvolvimento. Em tempos de crise, nada mais frutífero do que a união ainda maior de forças nesse sentido. Nossa representação no parlamento estará empenhada na construção e promoção das ações definidas no planejamento estratégico conjunto”.


O Plano Estratégico ES/MG prevê a promoção conjunta do desenvolvimento econômico industrial focando em “infraestrutura logística, negócios de óleo e gás, desenvolvimento do Vale do Rio Doce e segurança jurídica em processos interestaduais”.


Para as Federações das Indústrias dos dois estados, é necessário que se alinhem os interesses governamentais para que se viabilizem os projetos junto ao Governo Federal e Congresso. 


Devem participar do encontro o governador Renato Casagrande (ES), Romeu Zema (MG), o presidente da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), Léo de Castro, e o presidente da Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG), Flávio Roscoe Nogueira.


A ADUANA


A aduana reúne órgãos fiscalizadores que liberam a entrada de cargas do comércio exterior. São eles: Polícia Federal (PF), Receita Federal (RF), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Unidade de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro).


Além de depender da unidade do Rio de Janeiro, o Espírito Santo possui apenas um inspetor para atender toda a demanda do setor produtivo.





ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

1 comentário


Lazaro

16/02/2020 - 12:40:59

Canon de pachebeell, top show as músicas e que venha a estação aduaneira


Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (27) 9 9265-3511

Copyright (c) 2024 - Jornal Voz do Piraqueaçu - Não para nós, não para nós,Senhor, mas para Sua Glória!
Converse conosco pelo Whatsapp!