Os triatletas de Santa Cruz Karolayne Ribeiro, Matheus Ribeiro e Gustavo Cabidelli nadam contra a maré, pedalam desviando de buracos e correm com o incentivo do professor Jorge Augusto Curto de Oliveira. Os obstáculos não impedem e nem diminuem o entusiasmo dos adolescentes na busca por boas colocações no triathlon capixaba.
Na terceira etapa do Estadual de Triathlon, os triatletas Matheus e Gustavo foram campeão e vice-campeão, respectivamente, da categoria iniciante. Karolayne foi a quinta colocada no feminino iniciante.
A categoria iniciante disputa a metade das distâncias percorridas pela categoria principal, ou seja, a garotada nada 375 metros, pedala 10 quilômetros e corre 2,5 quilômetros.
Mas não pensem que os adolescentes têm moleza. O professor Jorginho elabora um treinamento para eles que não é nada fácil.
"Na praia, eles nadam cerca de 1.400 metros por treino, pedalam cerca de 43 quilômetros com saída em Santa Cruz, vão a Aracruz, retornam pela fábrica (em Barra do Riacho) e chegam a Santa Cruz e ainda correm 4.000 metros", explicou Jorginho.
Eles são fruto do projeto "Além do Muro da Escola", efetivado pelo professor Jorginho desde 2008, mas que teve seu embrião em 2007.
"Observei que os alunos nadavam na praia e iam para a escola de bicicleta. Então, bastava apenas a corrida. Fui até o presidente da Federação Capixaba de Triathlon da época (Ricardo Vianna) e pedi a isenção das taxas de inscrição. Vi que o desempenho deles foi maravilhoso", lembrou Jorginho.
Um dos frutos desse trabalho do ex-triatleta Jorginho foi o ex-campeão capixaba de triathlon Adley de Souza Santos, que também foi bicampeão brasieiro de duathlon.
JORGINHO
Ele é um desses anjos da guarda que caminham pela terra, mas não tem asas. Sua luta na busca da cidadania da garotada é incansável. Embora lute pessoalmente contra uma doença grave, Jorginho é uma muralha, uma espécie de fortaleza na busca por apoio e também na formação de novos atletas.
Ele não mede esforços para oferecer aos seus atletas treinamento de qualidade.
Durante a reportagem, o professor mostrou um simulador de corrida de bicicleta que foi elaborado por ele mesmo.
"Sou meio MacGyver. Usamos esse rolo nos dias em que fica mais difícil fazer o treino de bicicleta", contou Jorginho, comparando-se ao personagem da série de tevê "Profissão Perigo", transmitida na década de 1980.
Jorginho também elaborou um aparelho para ajudar na natação. Tudo de forma bastante artesanal.
Os resultados dos seus pupilos têm levado satisfação ao professor de Educação Física. Matheus, Gustavo e Karolayne disputarão a seletiva Juvenil das Olimpíadas Escolares em setembro.