Terça-feira, 12 de Novembro de 2019
Apoie nosso Projeto no Catarse

O projeto

A WEB RÁDIO VOZ DO PIRAQUEAÇU

A Web Rádio Voz do Piraqueaçu foi onde tudo começou. Em março de 2017 foi tomada a decisão de mudar-se para uma cidade fora do eixo metropolitano da Grande Vitória, o que pode ser considerado um desafio e tanto, dadas as dificuldades de entendimento da população sobre o verdadeiro papel do jornalista.

Aliás, para muitos, jornalista é só aquele que aparece na telinha.

Já na orla do município de Aracruz, inicia-se outro desafio: trabalho.

Foi aí que surgiu a ideia da criação de um canal de comunicação que pudesse atender às comunidades instaladas à beira do mar.

Em junho de 2017 entrou no ar a Web Rádio Voz do Piraqueaçu, um canal de comunicação criado para atender as pautas locais de forma mais próxima e atenciosa.

A criação do canal teve como inspiração o nome do rio Piraquê-açu, que tem sua foz no distrito de Santa Cruz, primeira sede que o município teve há mais de sete décadas.

O que se pôde constatar é que o distrito e suas adjacências não eram contempladas constantemente com matérias de relevância. Foi o nicho que os criadores da Web Rádio Voz do Piraqueaçu precisavam para desenvolver seu trabalho.

Desde então, foram produzidas matérias que levaram o público a pensar. Este é o objetivo: fazer com que as pessoas pensem. Pensem em seus problemas, pensem de forma coletiva, pensem e produzam questionamentos aos políticos locais.


O JORNAL VOZ DO PIRAQUEAÇU

Constatou-se que moradores locais gostam de ler jornal da forma tradicional (impresso). A tecnologia do smartphone é bastante utilizada entre os mais jovens. Já entre os moradores mais experientes, existe a necessidade de ler o jornal impresso. Talvez como forma de sair de casa e encontrar vizinhos e amigos para aquele “dedo de prosa”.

Em julho de 2018, os criadores da Web Rádio Voz do Piraqueaçu lançaram-se na experiência de produzir um jornal impresso para suprir essa necessidade. No final de agosto, saiu do forno o projeto-piloto do Jornal Voz do Piraqueaçu, dando à comunidade local a oportunidade de ter um jornal impresso e gratuito.

Foram distribuídos cinco mil exemplares na Orla de Aracruz, Aracruz-Sede, Orla de Fundão, Fundão-Sede e Ibiraçu.

Em princípio, a proposta era produzir um impresso mensalmente. Para tanto, seria necessário um recurso financeiro que não chegou.

Esta foi a mola propulsora na busca por um financiamento coletivo. Esta é a forma mais democrática encontrada para levar informação isenta às pessoas. Os grandes conglomerados, bem como o poder público não terão como manipular informações, desviando do interesse coletivo.

Seu apoio permanente será importante para continuarmos a fazer matérias de interesse coletivo, seja de forma digital ou impressa!

Contamos com seu apoio mensal, obrigado!

Quer apoiar nosso projeto acesse o link abaixo:

https://www.catarse.me/sou_patrocinador_do_jornal_voz_do_piraquacu_eff0?project_id=89018






Nosso Whatsapp

 (27) 9 9265-3511

Visitas: 488606
Usuários Online: 31
Copyright (c) 2019 - Jornal Voz do Piraqueaçu - Não para nós, não para nós,Senhor, mas para Sua Glória!